Semasa alerta para dificuldades no abastecimento durante pico de consumo

O Semasa informa que o sistema de abastecimento de água potável para Itajaí e Navegantes ainda não está recuperado por volta das 17h desta segunda-feira (20), podendo ocorrer falta d’água ou baixa pressão em toda a área urbana de ambos os municípios, principalmente nas próximas horas, que costumam ser de alta demanda.

A rede de distribuição apresenta baixa pressão em toda a extensão do sistema principal, o que impede o funcionamento das bombas de recalque (boosters), responsáveis por abastecer as regiões mais altas. A economia de água por parte dos imóveis que ainda possuem reservação auxilia no maior alcance da água disponível na rede e no restabelecimento mais rápido da normalidade.

A turbidez no principal ponto de captação utilizado pelo Semasa, no canal retificado do rio Itajaí-mirim, apresenta redução lenta e gradual, mas ainda está quase seis vezes acima do limite padrão para operação regular do tratamento, que é de 100 ntu (unidades de turbidez).

“Estamos em produção máxima desde o começo da tarde de hoje, logo após uma limpeza completa de filtros e decantadores. A população tem o poder de nos ajudar na tarefa de alcançarmos a recuperação plena, basta se abster das atividades não urgentes, como limpeza de calçadas em bairros que não foram afetados pelos alagamentos”, detalha o Engenheiro Químico Adriano Kielling, responsável pela Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque.

Os principais reservatórios de Itajaí estão em níveis críticos, com 15% da capacidade em São Roque e 20% em Arapongas. Morro Cortado, Morro da Cruz e Cabeçudas continuam vazios. Os sistemas isolados de abastecimento do Limoeiro, Brilhante, Campeche e Paciência, na zona rural, operam sem dificuldades.

Quatro pontos de distribuição de água potável foram instalados para auxiliar a população em áreas críticas de Itajaí. Dois estão no Cidade Nova, um em Cordeiros e um na Itaipava, mas novos locais serão anunciados em breve. É necessário levar recipientes como galões e garrafas.

Veja também:

Notícia sobre as matriculas para alunos que vão para o primeiro ano de ensino em Itajaí

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.