Coluna “Com graça e sem peso” Por Aderbal Machado

Netflix x Esquerdopatas

Acho que os esquerdopatas que fazem campanha contra o Netflix devem ser iguais àqueles petralhas que foram pra frente da Havan de Itajaí pedindo para clientes rasgarem seus cartões da loja: eles próprios (nenhum deles) não possuíam o cartão, a tal ponto que tiveram que improvisar a cena com pedaços de papel com a inscrição “Cartão Havan”. Ou seja: os críticos atuais, que incentivam a suspensão de quem possui, eles próprios não possuem assinatura do Netflix. Essa gente é doente…

Moro: recorde de audiência

A entrevista com Sergio Moro foi a mais vista da história do Roda Viva.ndo o R7, “na medição prévia minuto a minuto do Ibope na Grande São Paulo, a TV Cultura atingiu quatro pontos na faixa das 22h50 às 23h00. No Twitter, a entrevista de Moro chegou a liderar o ranking dos assuntos mais comentados no Brasil e no mundo.”

 Corrupção x maconha

Se universitários brigassem com tanta vontade contra a corrupção endêmica no Brasil como lutam pelo direito de fumar maconha na universidade, o Brasil seria o paraíso da honestidade.

STF pode abrir as portas do inferno

foto divulgação/Istoé

Juiz Sérgio Moro: o tema da prisão após o julgamento em 2ª instância transcende qualquer caso concreto. Há, apenas na Vara Federal em que atua, diversos casos envolvendo corruptos que desviaram dinheiro da saúde e educação, traficantes e pedófilos que serão soltos.

Resíduos x relaxamento

Esta discussão de Plano de Resíduos Sólidos precisa passar à prática e rápido. A falta de consciência popular a respeito disso é preocupante e enorme. Só num dia da semana passada, a Ambiental passou pelo Bairro dos Municípios e encontrou 291 descartes de resíduos domésticos nas calçadas, sem agendamento de coleta (sem pedido). Voltou no outro dia e encontrou mais 50 descartes. Sem aviso também. Não dá pra culpar só o governo por isso. O povo é relaxado.

Frase

Enquanto existir foro privilegiado e imunidade parlamentar, todos não são iguais perante a lei.

Frase (II)

Se não conscientizarmos a população pelas mazelas que vivemos, não vamos resolver nada.

Verdade cruel

Você sabia que com a quantidade de alimentos que a América Latina desperdiça seria possível alimentar 300 milhões de pessoas? Quer outro dado alarmante? Por ano, 15% de todos os alimentos produzidos na região vão para o lixo ao invés de ir para a mesa de milhões de pessoas.

Advogados a serviço do crime

O desafio para fazer com que o sistema penitenciário do Rio deixe de reunir “escritórios do crime” passa pelo cerco a advogados que atuam como “pombos-correio”, usando as prerrogativas que possuem para entrar em presídios e transmitir recados a bandidos. Esse é o foco do secretário estadual de Administração Penitenciária, delegado David Anthony, que afirma ter carta branca do general Walter Souza Braga Netto, interventor federal na Segurança, para vistoriar todas as unidades do estado.

Campanha: ricos com vantagem

A ausência de um limite para o autofinanciamento de campanhas eleitorais, aliada à proibição das doações empresariais, aumentou a influência de políticos ricos na definição das candidaturas majoritárias. Pelas regras atuais, todas as despesas, desde que não ultrapassem o teto definido para o cargo pleiteado, poderão ser pagas pelo próprio candidato. Com os partidos obrigados a fazer conta para custear campanhas, dirigentes admitem que políticos com maior patrimônio pessoal tornaram-se ativos eleitorais. Em alguns casos, a capacidade de se autofinanciar virou condição decisiva para a montagem dos palanques regionais. Ao menos três pré-candidatos têm fortuna superior a R$ 100 milhões, como João Doria (PSDB), Henrique Meirelles (PSD) e o empresário Flavio Rocha, da Riachuelo, que na semana passada confirmou a intenção de se candidatar à Presidência.

Ditadura do Judiciário

A célebre doutrina da “separação dos poderes” de Montesquieu, baseada na constituição “mista” discutida por Platão, Aristóteles e Políbio, visou moderar o poder do Estado mediante a divisão de competências entre os órgãos: executivo, legislativo e judiciário. A vigilância da harmonia desses três poderes no Brasil começou a surgir no período republicano e se consolidou na Carta Magna de 1988, com a ampliação do papel do Ministério Público (MP). Nesse contexto, convém salientar a importância das entidades organizadas a exemplo da imprensa, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos partidos políticos, das comissões dos direitos humanos, entre outras. É essa harmonia e os seus mecanismos de vigilância o sustentáculo da república e a manutenção da democracia.

Ou isso ou caímos na previsão de Ruy Barbosa: “a pior ditadura é a do Poder Judiciário, contra ela não há a quem recorrer”.

Prefeituras fiscalizarão transporte por aplicativos

A partir de agora, a fiscalização dos serviços de transporte oferecidos por aplicativos como Uber, Cabify e 99POP fica sob responsabilidade das prefeituras e do governo do Distrito Federal. A Lei nº 13.640, que regulamenta a atividade, foi publicada na edição de hoje (27) do Diário Oficial da União e já está em vigor.

Sancionada sem vetos pelo presidente Michel Temer, a lei determina que, para que alguém seja autorizado a atuar como motorista desses aplicativos deve possuir uma versão da Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior que informe que exerce atividade remunerada. O motorista também deve estar inscrito como contribuinte individual no Instituto Nacional do Seguro Social.

Outros pré-requisitos para obter a permissão são manter em dia o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo e apresentar certidão negativa de antecedentes criminais. Também é exigida do profissional a contratação de um seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

Os motoristas que descumprirem essas regras responderão por transporte ilegal de passageiros – infração punida com multa, apreensão e remoção do veículo, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.