Museu Ferroviário de Tubarão; saiba como funciona

Museu Ferroviário de Tubarão é um museu localizado em Tubarão, Santa Catarina. Dedicado à história da ferrovia no Sul Catarinense e também no Brasil, foi criado em agosto de 1997, por iniciativa do médico José Warmuth Teixeira e de trabalhadores da antiga Rede Ferroviária Federal e da Ferrovia Tereza Cristina, resguardando a história da extinta Estrada de Ferro Donna Thereza Christina (EFDTC), inaugurada em 1 de setembro de 1884.

Passeio Turístico Ferroviário “Trem da História”

Passeio Ferroviário – Expresso Baleia Franca

Com saídas às 09h00min e ás 14h00min de Imbituba rumo à Laguna, o expresso proporciona muita música com os sanfoneiros, degustação de cachaça e licor durante a viagem e serviço de bordo com a venda de bebidas e produtos.

💳 18 de FEVEREIRO/2024

R$69,00 – de seis a onze anos;
R$119,00 – a partir de doze anos;
Crianças até cinco anos viajando no colo são cortesia.

✔ Incluso no valor:

🎟️Bilhete de Trem (ida e volta);
🥂1 Degustação;

⏰ Duração aproximada da atração: 2h30

Garanta sua passagem através do WhatsApp da bilheteria pelo número 48 9.8868-1414

TUDO COMEÇOU NO NO FINAL DO SÉCULO XIX

O final do século XIX foi marcado por profundas transformações: A formação urbana da área central da cidade, a imigração européia para as colônias Grão-Pará e Azambuja, a criação da comarca de Tubarão (Lei 745, de 19 de abril de 1875) e, sobretudo, a implantação da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, foram responsáveis diretos pelo desenvolvimento econômico do município.

De todos esses, o mais emblemático foi, com certeza, a abertura das linhas férreas pela região sul – catarinense. Inaugurada em 1 de setembro de 1884, por Visconde de Barbacena e seus sócios ingleses, o primeiro trecho da Estrada de Ferro .pretendia ligar a Estação da Piedade (Tubarão) à localidade de Minas (atual Lauro Múller). O carvão mineral descoberto na região trazia empreendedores e impulsionava o desenvolvimento abordo dos trens que cruzavam os trilhos de cidades que cresciam em suas margens. O trem tornou-se o principal símbolo da época e o trabalho vinculado á ferrovia obteve status social elevado. Tubarão beneficiou-se muito dessa atividade, sobretudo a partir de 1906, quando as oficinas centrais e a fundição são instalados no município, onde atualmente é o bairro de Oficinas.

Vídeo  nosso na frente do Museu

Esta história é recontada pelo acervo do museu, composto de máquinas a vapor, de vagões, de documentos e outros objetos utilizados pelo transporte ferroviário. O museu foi criado em 1997 por iniciativa do médico José Warmuth Teixeira e de trabalhadores da antiga Rede Ferroviária Federal e da Ferrovia Tereza Cristina. O museu possui máquinas a vapor, sendo que 80% rodaram nos trilhos da estrada de ferro Tereza Cristina.

Entrada: Acesso Livre

De segunda a sexta-feira das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:00.

Telefone: (48) 3632-3450 ou (48) 9.8868-1414

Como forma de reascender a memória ferroviária, o Museu Ferroviário de Tubarão, realizou a restauração da locomotiva Santa Fé, fabricada pela empresa SKODA, no ano de 1949, por meio do projeto de valorização da história ferroviária do município de Lauro Muller/SC.

Nesta terça-feira (16), a locomotiva saiu de Tubarão/SC com destino ao berço do carvão mineral na região sul catarinense. O vagão tanque, que também faz parte da exposição, já havia sido levado para o local na última quinta-feira (11). A composição ficará exposta em um memorial, integrado ao Eco Museu Serra do Rio do Rastro, em uma mostra que faz parte das comemorações do aniversário de 67 anos do município de Lauro Muller.

A FTC foi responsável por toda operação de embarque da máquina em Tubarão e pela ampliação de 14 metros da linha férrea que fica em frente a estação. Os materiais foram doados pela ferrovia e o departamento de Via Permanente realizou a montagem e instalação da estrutura no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.