INSS: Lula anuncia antecipação do pagamento do 13º de aposentados e pensionistas

A antecipação do pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com a publicação no Diário Oficial da União, as parcelas do 13º serão pagas nos meses de abril e maio de 2024. Terão direito ao benefício os segurados e dependentes que tenham recebido, no ano anterior, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Além disso, a antecipação também traz benefícios para a economia do país, uma vez que estimula o consumo e movimenta diversos setores. Com o recebimento antecipado do 13º salário, os aposentados e pensionistas poderão quitar dívidas, fazer compras e investir, o que contribui para a retomada do crescimento econômico.

O pagamento será feito em duas parcelas:

  • A primeira parcela corresponderá a 50% do benefício devido no mês de abril e será paga juntamente com os benefícios dessa competência (depositados entre os cinco últimos dias úteis de abril e cinco primeiros dias úteis de maio)
  • A segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios da competência do mês de maio (depositados entre os cinco últimos dias úteis de maio e cinco primeiros dias úteis de junho)

Na hipótese de o benefício ser cessado antes de 31 de dezembro de 2024 será pago o valor proporcional do abono anual.

O abono costuma ser pago no segundo semestre de cada ano. Nos últimos anos, o governo tem antecipado o pagamento para estimular.

É importante ressaltar que essa antecipação só é possível devido ao esforço do governo em equilibrar as contas públicas e garantir recursos para o pagamento dos benefícios previdenciários. É uma forma de reconhecimento e valorização dos segurados e dependentes que contribuíram ao longo de suas vidas para a Previdência Social.

Jornalismo O Janelão
A reprodução é permetida desde que citada a fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.