Voluntários recolhem lixo de três praias de Balneário Camboriú

Resíduos foram acondicionados e mais de 100 voluntários recolheram resíduos sólidos das praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho na tarde de sábado (28). Todo o lixo coletado foi acondicionado em 22 sacos de 100 litros.

O mutirão, orientado pela Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú nas três praias certificadas como Bandeira Azul, tinha o microlixo como alvo (resíduo de pequenas dimensões que escapa do processo de limpeza pública diária, como bitucas de cigarro, tampas de cerveja, lacres de latas, fragmentos de plásticos, entre outros).

No entanto, os voluntários encontraram e coletaram também resíduos de diferentes tamanhos na ação. Materiais recicláveis (como plástico, garrafas pet, garrafas de vidro, pedaços de isopor, pedaços de papelão e latas) encheram 18 sacos. Já bitucas de cigarro, papéis plastificados, guardanapo e diferentes tipos de embalagens plastificadas foram acondicionados em quatro sacos.

Antes do mutirão, os voluntários, integrantes do Projeto Missão Calebe, foram preparados para a atividade com uma palestra sobre educação ambiental no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta. Cada participante recebeu luvas e sacos 100 litros. No mutirão, os 120 voluntários conscientizaram os banhistas sobre o descarte correto do lixo.

A ação foi monitorada e orientada pelo coordenador de Projetos Especiais, Thiago Pacheco, e a oceanógrafa Luana Mocelin, da Secretaria do Meio Ambiente. Também fizeram parte do monitoramento técnico os biólogos Collini Cristina Pinheiro e Gustavo Ribeiro, e a engenheira ambiental e sanitarista Amanda Andrade, os quais são da empresa ATL Global Soluções Sustentáveis, responsável por execução de oficinas de educação ambiental do Programa Bandeira Azul.

Durante o mutirão de limpeza, cada praia contou com uma tenda de informações sobre o Bandeira Azul e a ação que ocorria. A tenda também foi ponto de encontro e local para contabilização e separação do material coletado. Os resíduos foram levados para a Secretaria do Meio Ambiente, onde serão recolhidos pela empresa Ambiental.

A ação foi uma iniciativa de integrantes do Projeto Missão Calebe, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o qual envolve jovens e adultos em serviços comunitários e educativos. Em Balneário Camboriú, o projeto é reconhecido por meio da Lei 4.328, de 18 de outubro de 2019, que instituiu o “Dia Municipal da Missão Calebe”, comemorado no último sábado de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.