Urgente: Comunicado de rompimento da Barragem 14 de Julho em Cotiporã, RS

A Barragem 14 de Julho em Cotiporã, RS, rompeu durante chuvas intensas.  Governador Eduardo Leite confirma colapso.

Cotiporã, uma pequena cidade localizada no Rio Grande do Sul, passou por momentos de tensão e preocupação na tarde de hoje, devido ao rompimento de parte da barragem 14 de Julho. O governador do estado, Eduardo Leite, confirmou o colapso, atribuindo-o às fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

O rompimento da barragem trás impacto no nível do rio das Antas e Taquari. O governador menciona a evacuação de áreas afetadas e os esforços para mitigar os efeitos, incluindo a dificuldade de acesso devido às condições climáticas.

“É uma situação dramática que nós tivemos no Rio do Sul. Absolutamente excepcional. Pior do que qualquer quadro que nós pudéssemos ter anteriormente. E que precisa que todos se coloquem em situação de segurança. A gente volta com qualquer informação aqui a qualquer momento.”.

Fala de Eduardo Leite 👇

“O efeito não vai ser de uma devastação ou de uma enxugada. Mas vai ter o curso livre do rio de Cotiporã em direção a Santa Bárbara, depois em direção a Santa Teresa, no Sul . Então infelizmente nós tentamos fazer o possível e fazer todo o trabalho possível, para evitar rompimento. Mas com o volume da água, não conseguimos ter o acesso nem aos helicópteros. Para levar técnicos. Esse rompimento vai ter o efeito de resposta hidrológica. Ou seja, de elevação do nível do rio Taquari e Antas. E nós fizemos evacuação. É importante dizer, nós já tínhamos essa notícia desde ontem dessa ameaça. Fizemos os alertas, fizemos evacuação. Localidades que a gente não conseguiu evacuar ou atingir. Pedimos, buscamos acessar as pessoas para o contato. Pedimos para que busquem locais mais elevados no curso do rio. Porque vai ter um impacto isso. E a gente está trabalhando aqui para mitigar os efeitos. Todo esforço no sentido de a gente levar aeronaves para essa região. Mas, infelizmente, as condições climáticas não têm permitido que a gente acesse com os helicópteros essa localidade.” 

A prefeitura de Santa Teresa também comunicou e fez um alelo.

Jornalismo O Janelão

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.