Saiba o que é a gestão de efluentes

 

Você sabe o que é um efluente? É chamado assim todo o resíduo resultante de ações humanas e que pode ser tratado para despejo em corpos d’água ou na rede de esgoto. Eles são separados em efluentes líquidos e gasosos e podem ser industriais ou domésticos. Os efluentes mais produzidos são os líquidos. Eles precisam passar por um tratamento para serem lançados sem que poluam os corpos hídricos. Caso contrário, podem virar um problema ambiental ou de saúde pública para a região. 

 

Conforme a Águas de Penha, a gestão de efluentes melhora a qualidade de vida das pessoas, contribui para a preservação do meio ambiente e para a saúde pública. 

 

Nas residências, os efluentes são produzidos na máquina de lavar roupa, chuveiro após o banho ou descarga do vaso sanitário.  Essas águas que já foram utilizadas pelas pessoas ou em processos industriais são o que conhecemos como esgoto, também chamados de efluentes, e precisam ter uma destinação correta para que não poluam os mares e os rios. A isso se dá o nome de gestão de efluentes.

 

Para tratar os esgotos gerados nas residências, é preciso saber qual a sua carga poluidora e quais possíveis contaminantes estão presentes nele. De acordo com essa classificação, eles são encaminhados para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para passarem por processos específicos e se tornarem água de reuso ou voltarem despoluídos para o meio ambiente.

 

Acompanhe também informações da Águas de Penha no facebook https://www.facebook.com/aguasdepenha/  e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdepenha/ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.