Rio Uruguai sobe e enchente atinge a fronteira Oeste Gaúcha

Tendência é de o Rio Uruguai estabilizar neste fim de semana em São Borja e subir nos próximos dias em Itaqui e Uruguaiana.

Uma nova enchente atinge o Oeste do Rio Grande do Sul. Desta vez, a bacia do Rio Uruguai é que enfrenta uma cheia. Em São Borja, 23 pessoas estavam desabrigadas ontem pela elevação do Rio Uruguai. As águas interditavam as estradas de Santa Luzia, Estiva e Passo da Barca, e também já alcançavam residências próximas às margens. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Moacir Tiescher, 10 famílias foram retiradas de suas casas e duas estão abrigadas no Ginásio Cleto Dória de Azambuja. As demais se encontram nas casas de amigos e parentes.

O nível do Rio Uruguai se estabilizará neste fim de semana com base nas medições mais ao Norte da bacia. Ontem, ao meio-dia, encontrava-se em 10,38 metros em São Borja. No mesmo horário, a leitura indicou 8,04 metros na quinta e 5,97 metros na quarta-feira.

Rio Uruguai já deixa desabrigados em São Borja

23 pessoas estão desabrigadas em São Borja em consequência de enchente no Rio Uruguai. De acordo com medição às 10h45 desta sexta-feira, o nível do Rio já se encontra em 9,42.

O nível atual, já interdita as estradas de Santa Luzia, Estiva e Passo da Barca, e também já alcança residências próximas às margens.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Município, Secretário Moacir Tiescher, 10 famílias estão sendo retiradas de suas casas, duas famílias já foram para o Ginásio Cleto Dória de Azambuja, e as outras estão se abrigando em amigos e parentes.

De acordo com o Secretário, o nível do Rio deve subir ainda em torno de um metro, podendo chegar à um metro e meio, e depois estacionar, já que a situação das chuvas já foi amenizada. A prefeitura está dando todo o apoio da remoção de quem necessitar.

Grupo ESBC / Metsul
Imagens: Eduardo Belmonte/ESBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.