Rafael Lacerda é o novo técnico do Barra FC

O Barra Futebol Clube anuncia Rafael Lacerda, 39 anos, como o novo técnico do clube para a sequência da temporada. O treinador inicia o trabalho no Pescador, na tarde desta terça-feira (2), no Centro de Treinamentos do clube, junto ao restante da comissão técnica: os auxiliares Rafael Piccinin e Renan Brito, o preparador físico Carlos Gamarra e o treinador de goleiros Fabio Marques. Os profissionais dão início ao planejamento para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D, com início previsto para 28 de abril.

“Expectativa muito grande. Objetivo é continuar a ajudar o crescimento do clube. Respeitando todos os adversários, mas vamos fazer de tudo para conquistar o grande objetivo, que é o acesso para a Série C. Esse crescimento do clube sempre me motivou a fazer parte deste projeto. Já tivemos outras conversas em outros momentos. Não aconteceu. Acredito que seja o momento certo”, disse.

Lacerda é natural de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e iniciou sua carreira como treinador em 2019, no Caxias, após encerrar sua jornada como atleta de futebol profissional. Foram três temporadas no clube da Serra Gaúcha, onde comandou a equipe que chegou na decisão do Campeonato Gaúcho de 2020. Na continuidade de sua carreira, o treinador se transferiu ao Aimoré, onde permaneceu por dois anos. Em 2022, Lacerda foi contratado para o comando técnico do Amazonas. Na equipe manauara, conquistou o acesso da Série D para a Série C do Brasileirão, já no primeiro ano. Na segunda temporada, foi campeão amazonense e liderou o Amazonas em 20 das 26 partidas do Campeonato Brasileiro da Série C, tendo papel fundamental no título do clube na competição nacional. Nesta temporada, o treinador dirigiu o ABC de Natal em 17 partidas, com seis vitórias, 10 empates e apenas uma derrota. Ele deixou a equipe na liderança do Campeonato Potiguar, além de ter avançado na primeira fase da Copa do Brasil.

Lacerda tem 159 partidas disputadas como treinador em sua carreira profissional, com números positivos: 72 vitórias, 48 empates e 39 derrotas, o que corresponde a um aproveitamento de 56% dos pontos disputados

“Já disputei a Série D em três ocasiões como treinador, com um acesso recente, em 2022. Isso é importante. Claro que isso não garante que vamos conseguir o acesso por causa disso, mas, claro, nos traz uma bagagem, uma certa experiência, que vou tentar trazer para dentro do Barra. Estou chegando num processo, que as coisas já vêm acontecendo. E espero me integrar no projeto e trazer minha experiência para ajudar na busca pelo acesso”, comentou.

Como atleta de futebol profissional, Lacerda jogou como zagueiro, tendo tido papel de liderança em diversos clubes, sendo escolhido como o capitão. O profissional atuou em 15 equipes ao longo da sua jornada, tendo passagens por importantes clubes do futebol brasileiro, como Red Bull, Goiás, Paysandu e Portuguesa. No futebol catarinense, o hoje treinador jogou pelo Joinville, em 2010, e Concórdia, em 2018, ambas passagens disputando o Campeonato Catarinense.

BARRA FC

Lacerda encontra um Barra FC motivado após uma ótima campanha no Campeonato Catarinense 2024. O Pescador terminou a competição estadual na quarta colocação, pelo segundo ano consecutivo, após chegar às semifinais. A eliminação aconteceu somente nas penalidades para o Criciúma, única equipe de Santa Catarina na Série A do Brasileirão. O treinador comentou sobre o que já conhece do elenco e como espera fazer a equipe render na sequência da temporada.

“Tive a oportunidade de trabalhar com Muriel, em 2019, quando era auxiliar no Caxias, em 2019. E, praticamente, todo o elenco eu conheço de já ter jogado contra, de ver jogar… Alguns jogadores, que aqui estão, enfrentei ano passado pela Série C. O Barra tem um elenco muito qualificado, foi um dos principais fatores que aceitei esse desafio. Assisti várias partidas do Catarinense, onde o clube fez uma grande competição, por toda estrutura que o clube oferece, mas também pela qualidade individual de cada atleta”, destacou o novo treinador.

O Pescador se caracteriza por ser uma equipe com ênfase nas categorias de base. No Catarinense, dez atletas formados no Barra FC estiveram no elenco, com quatro tendo sido utilizados durante a competição. O caso mais emblemático é do zagueiro Gabriel Jesus, de 17 anos, que atuou em nove partidas, sendo oito como titular. Lacerda falou sobre como pretende integrar os jovens atletas na sua metodologia de trabalho.

“Tive uma experiência no último clube que estava que consegui utilizar vários garotos de 16, 17 anos. E estou vindo para um clube que tem uma divisão de base muito forte, em todos os sentidos, começando pela estrutura de excelência que oferece a esses atletas. É um processo natural a utilização destes jovens. Claro que não podemos acelerar o processo, mas acompanhei o Catarinense e vi alguns deles jogando, caso do Gabriel Jesus, que se firmou como titular. Sou um treinador que a idade é o que menos importa no futebol, independente se o jogador tem 16 ou 36 anos, vai jogar quem estiver melhor”, ponderou Lacerda.

Após nove dias de folga, o grupo profissional do Barra FC inicia, na manhã desta quarta-feira (3), a preparação para a disputa da Série D do Brasileirão. Já no primeiro dia serão dois períodos de trabalho – matutino e vespertino – no Centro de Treinamentos do Pescador. A semana segue com trabalho na manhã de quinta-feira e com atividades em dois períodos na sexta e sábado. O domingo será de folga. O Pescador se programa para realizar dois amistosos nesta intertemporada, com um duelo contra o Paraná, que disputa a segunda divisão do Campeonato Paranaense, já agendado para o dia 20 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.