Previsão de chuva mantém Defesa Civil de Rio do Sul em alerta

O nível do rio Itajaí-Açu vem descendo gradativamente em Rio do Sul desde sexta-feira (13), e a cidade já tem bem menos pontos de alagamento do que o registrado no pico da enchente.

Entretanto, o município ainda vive uma situação de dificuldade de acesso em algumas áreas. Com o nível em cerca de 9,5m às 13h deste domingo, em torno de 150 ruas estão alagadas e há uma estimativa de sete mil pessoas desalojadas.

A situação dos abrigos permanece com poucas alterações. Cerca de 25 locais foram abertos pela Defesa Civil e estão sendo mantidos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da prefeitura, onde 1.469 pessoas, ou em torno de 509 famílias continuam alojadas. Elas estão recebendo orientação de permanecer nos locais por conta da previsão de chuva para esta segunda e terça-feira (16 e 17 de outubro).

O volume de precipitação, segundo modelos do governo do estado, é de 60 a 100 milímetros em Rio do Sul e região. Considerando que as barragens de Taió e Ituporanga estão hoje com mais de 100% da capacidade de contenção, a previsão mantém a Defesa Civil em alerta.

A cota de inundação de 12 metros e a de atenção de 13 estipulada para a sexta-feira passada está mantida e não será alterada por enquanto apenas por uma questão de segurança. Mas já se descarta uma possível inundação maior do que a registrada na semana passada, com ápice e 11,86 metros, de acordo com o volume previsto.

A Defesa Civil de Rio do Sul informa ainda que as pessoas que tenham residência ou empresas em áreas que já não estão mais alagadas, podem fazer a limpeza dos locais, mas estejam cientes que um novo comunicado pode ser emitido sobre novas inundações.

🚨 Emergências, ligue 199
💻 Acesse: https://defesacivil.riodosul.sc.gov.br/index.php
🤳🏽 Baixe em seu celular: Alerta RSL

One Comment on “Previsão de chuva mantém Defesa Civil de Rio do Sul em alerta”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.