Postos guarda-vidas de Itajaí em péssimas condições de trabalho

A temporada chegou e os problemas com os postos de guarda-vidas segue o mesmo. Em Itajaí os postos de guarda-vidas da Atalaia, Brava e Cabeçudas estão com problemas de manutenção.

Três guarda-vidas que preferiram não se identificar por medo de represálias, revelam que três postos estão sem energia elétrica e água, o P1, na Praia da Atalaia e o P6 e P11, na Praia Brava, enquanto o P10, também na Brava está sem água.

Outro ponto denunciado pelos guarda-vidas foram as condições de desgastes dos postos, com madeiras e metais rachando e janelas quebradas.

A reportagem procurou o corpo de bombeiros de Itajaí responsável pelos guarda-vidas do município.

O Comandante da 1ª Cia de Itajaí, Capitão Talaisys, confirmou a situação denunciada pelos guarda-vidas, mas lembrou que nunca houve energia elétrica e água nos postos citados devido à localização deles, o que dificulta a chegada da rede de luz e de água. A previsão é de que somente para temporada 2022/2023, esses postos sejam substituídos por estruturas de contêiner.

“Esse ano fizemos a manutenção em alguns postos e a gente tem a previsão de colocar postos de contêiner, inclusive nessa semana deve ocorrer a licitação desses postos, então para essa temporada não conseguiremos instalar, a previsão é para a próxima temporada a gente conseguir instalar alguns desses postos que eles sim vão vir com estrutura completa de eletricidade e banheiro”, destacou.

O Capitão também lembrou que por se tratar de uma região de praia, qualquer instalação por mais simples que seja depende da aprovação dos órgãos ambientais.

Em relação aos materiais cedidos aos guarda-vidas para atuação nas praias, o capitão afirmou que já existe um processo licitatório finalizado para aquisição de nadadeiras e óculos de sol.

“A gente procura ir renovando anualmente, mas hoje em Itajaí temos mais de 70 guarda-vidas ativos, então não são todos materiais que são atualizados anualmente, a gente vai substituindo os mais antigos pelos mais novos para dar condições de trabalho a todos os guarda-vidas, para esse ano tem a perspectiva de conseguir pagar nadadeiras e óculos escuros a todos guarda-vidas”, contou.

 

 

 

 

 

 

A expectativa é que o material seja distribuído ainda em 2021, cumprindo o os prazos da licitação.

Por Igor Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.