Obras nas coberturas e sistemas elétricos de três CEMs são retomadas em Balneário Camboriú

A prefeita Juliana Pavan assinou nesta segunda-feira (22) a ordem de serviço para a retomada das obras nas coberturas e nos sistemas elétricos de três Centros Educacionais Municipais (CEMs) de Balneário Camboriú: Vereador Santa (Centro), Ariribá (Ariribá) e Presidente Médici (Nações). A cerimônia ocorreu no CEM Ariribá.

Os serviços serão executados pela empresa que ficou em segundo lugar na licitação, após a rescisão do contrato com a empresa originalmente contratada. Segundo a Prefeitura, a substituição foi motivada por mais de dez notificações relativas a irregularidades no andamento das obras, entre elas descumprimento de prazos e problemas na execução dos serviços.

Problema antigo e intervenção emergencial
De acordo com a Prefeitura, os investimentos somam mais de um milhão de reais e têm caráter emergencial: as intervenções concentram-se em calhas, rufos, telhados e ajustes elétricos — não se trata de uma reforma estrutural completa, mas de obras necessárias para eliminar infiltrações e garantir a segurança e o funcionamento das unidades. Materiais já começaram a ser entregues e os trabalhos, segundo a gestão, têm início imediato.

Assinatura das ordens de serviços

“Essa briga já vem há anos e agora vai ser, foi contemplada e, se Deus quiser, a gente vai resolver”, declarou a prefeita Juliana Pavan durante a assinatura.

      

“Nós começamos as reformas no final do ano passado e vale destacar que tivemos problemas com relação a essas reformas. Retomamos todo esse processo e agora, conversando com uma das empresas, eles vão retomar para finalizar toda essa ação.”

O vice-prefeito Nilson ressaltou a urgência das intervenções:

“Hoje assinamos a ordem de serviço da reforma de três grandes escolas em Balneário Camboriú, escolas essas que estavam sem manutenção por oito anos. Acredito que com essas reformas as escolas terão pelo menos uma condição adequada para o seu funcionamento.”

Segundo ele, as infiltrações danificam computadores, pisos e paredes e provocam mofo, comprometendo o ambiente de ensino.

A Prefeitura informou que a prioridade atual é “estancar” as entradas de água — começando pelos telhados e sistemas de escoamento — para depois avançar em outras frentes de manutenção interna e externa nas unidades, conforme a disponibilidade orçamentária e o cronograma de obras.


Trâmites e próximos passos

Com a rescisão do contrato anterior, a Secretaria de Compras e Convênios deu seguimento ao chamamento da segunda colocada na licitação. A gestão também afirmou que os procedimentos serão acompanhados administrativamente e que o processo tramitará na Câmara de Vereadores, quando necessário, para ajustes formais no orçamento ou no contrato.

A retomada das obras é vista pela comunidade escolar como uma solução aguardada há anos. A Prefeitura espera concluir as intervenções emergenciais no menor tempo possível para minimizar os prejuízos às atividades pedagógicas e proporcionar ambientes de aprendizagem mais seguros e saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.