Novos Caças Gripen F-39E da FAB são transportados até o aeroporto em Navegantes

Novos Caças da FAB que chegaram ao Porto de Navegantes, são transportados até o Aeroporto na noite de sábado, (2). Uma operação foi montada para realizar o deslocamento das Aeronaves GRIPEN-E pelas ruas da cidade até o aeroporto.

Participaram da Operação GRIPEN E, a Força Aérea Brasileira, o 25º Batalhão de Polícia Militar e a Guarda Municipal.

AERONAVES

Os dois novos caças Gripe da FAB (Força Aérea Brasileira), farão o primeiro voo no aeroporto de Navegantes.

Elas chegam no navio Marsgracht, vindo do porto da Suécia, onde os Gripen são fabricados. Por questões contratuais, a Portonave não divulga detalhes sobre as aeronaves.

As novas aeronaves fazem parte de um pacote de caças adquiridos pela FAB. A operação encerrou na madrugada de Domingo e transcorreu sem alterações.

F-39 Gripené um caça multiuso leve monomotor de quarta geração e meia fabricado pela empresa aeroespacial Saab, da Suécia. Ele foi projetado para substituir o Saab 35 Draken e o 37 Viggen na Força Aérea Sueca (Flygvapnet). O Gripen tem uma configuração de asas em delta e canard, além de controles de voo fly-by-wire. Ele é alimentado por um Volvo RM12 e tem uma velocidade máxima de Mach 2. Tais aeronaves mais tarde foram modificadas para os padrões de interoperabilidade da OTAN e para o reabastecimento aéreo. “JAS” é a abreviatura de “Jakt, Attack, Spaning” (em português Caça, Ataque, Reconhecimento), e “Gripen” (do grego Γρύπας, em latim Gryphus e em portuguêsGrifo) é o nome da criatura mitológica da antiguidade, meio leão, meio águia, cuja imagem também está presente no logotipo da própria marca Saab.

confira as fotos:

crédito: PMSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.