Mel catarinense é um dos melhores do mundo

Muito além do mel

O mel da prateleira do supermercado ou dos tonéis para exportação não é o único fruto do trabalho das abelhas e apicultores de Santa Catarina. Outros produtos e serviços ampliam a renda gerada pelo setor e movimentam a economia do Estado.

A expansão dos negócios na apicultura mira nos apiderivados, os demais produtos das colmeias, como própolis, cera e geleia real.

No município de Araranguá, há 27 anos a Prodapys transforma essas matérias-primas em uma linha de produtos que inclui xampus, condicionadores, hidratantes, sabonetes e até um creme antirrugas feito a partir do veneno de abelhas.

Pelo menos 15% das colmeias catarinenses são locadas para a produção de frutas, segundo a Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina. Um trabalho que ajuda a reforçar o PIB catarinense.

“O agronegócio maçã não existe sem abelha. A macieira é totalmente dependente da polinização. No sul do Estado, não plantamos um pé de maçã e somos responsáveis por mais de 50% da produção da fruta em Santa Catarina. Da nossa região, saem, em média, 40 mil colmeias para fazer a polinização das macieiras”, afirma Célio Silva, diretor da Prodapys, de Araranguá.

Apicultura autossuficiente

Os mais de 9 mil apicultores espalhados por Santa Catarina ajudaram a formar no Estado um mercado de suprimentos para a produção de mel. São catarinenses algumas das principais empresas do Brasil que fabricam equipamentos para processamento do produto, caixas para criação de abelhas e roupas para apicultura.

Um dessas companhias é a Osjuan, de Lages, que produz itens como macacões e luvas usados como proteção contra as picadas dos insetos. Mais de 1,2 mil macacões e jalecos são confeccionados todo mês, gerando 35 empregos diretos e indiretos na região.

O mel de melato de bracatinga é um dos principais méis produzidos no estado, tradicionalmente, a cada dois anos, período em que corresponde ao ciclo de vida da cochonilha. O mel de melato de bracatinga é classificado como de característica única, não cristaliza e é de cor escura.

Os apicultores de Santa Catarina têm um tipo diferente de mel para colher: o melato de bracatinga. Comum na região do Planalto Sul do Brasil, Santa Catarina fica com a maior porção da produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.