Maripa no Paraná foi devastada por vendaval e fica em situação calamitosa

Comunidade de Maripá, voluntários e órgãos competentes se mobilizam diante dos danos causados por forte temporal.

As imagens no final da manhã deste último sábado (23) na cidade de Maripá pareciam mais de um cenário de GUERRA.

A mobilização tomou conta da cidade, munícipes, administração municipal, pessoas voluntárias até de cidades vizinhas e órgãos competentes como Defesa Civil, Copel e Bombeiros, todo estavam empenhados na limpeza, concerto e recuperação de danos causados pelo temporal que atingiu o município na noite de sexta-feira. 

O forte temporal, que veio com uma intensa chuva que granizo, causou prejuízos incalculáveis por toda a cidade e interior de Maripá. Muitas casas e salas comerciais ficaram total ou parcialmente destelhadas e com portas e janelas de vidro danificadas, inúmeras árvores e galhos arrancados com a força dos ventos, as ruas até o final desta manhã ainda se encontravam repletas de folhas e galhos, e muitas lavouras com suas plantações ao chão.

A praça central de Maripá também ficou totalmente destruída, assim como muitos comércios também tiveram prejuízos. Além de tudo, a cidade também estava preparada para a realização da festa em comemoração ao aniversário de emancipação política-administrativa, sendo que por todo o Parque de Exposições é possível notar os estragos resultantes do temporal.

O Portal Nova Santa Rosa esteve acompanhando os trabalhos e verificou que a estrutura parcialmente montada para receber o grande show, ficou totalmente destruída e ao chão. De muitas barracas e estandes, não sobrou nada, como conta a proprietária de um estande de doces que ainda se encontrava recolhendo os destroços de seu empreendimento, ela emocionada contou a reportagem do Portal que veio de Paranavaí para realizar suas vendas durante todos os dias da festa do município, e sobraram apenas algumas panelas e utensílios.

O tratoródromo também teve sua estrutura coberta totalmente arrancada.

O Prefeito municipal de Palotina enviou voluntários para auxiliar em todos os trabalhos pelo município, assim como a Copel, as empresas de telefonia e internet, Sanepar e Corpo de Bombeiros também não estão medindo esforços, junto com a população.

Em conversa com um Militar do Corpo de Bombeiros, ele conta que tem lhe chamado a atenção como a comunidade abraçou a causa e se uniu, tanto na poda e corte de árvores, como na limpeza de lotes e ruas, conserto de casas, os agricultores também se mobilizando com sua máquinas para ajudar as pessoas da cidade, enfim, “é uma comunidade muito unida”, finaliza o Bombeiro.

Ainda devem levar muitos dias até que todos os danos sejam completamente resolvidos, pois os estragos de fato, como pode se notar pelos registros do Portal Nova Santa Rosa, são de grandes proporções.

Devido a esse forte temporal, a Comissão Central Organizadora e a Administração Municipal de Maripá suspenderam por tempo indeterminado o Arrancadão de Tratores e as demais programações que seriam realizadas neste fim de semana.

 

Apesar dos prejuízos materiais, felizmente não houveram vítimas, mas o Corpo de Bombeiros juntamente com o Governo Municipal estabeleceram um ponto de apoio na Prefeitura Municipal para situações de emergência e distribuição de lonas para cobertura de móveis.

Por O Presente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.