Gigantes globais fabricantes de veículos Volkswagen, General Motors, Toyota, Mercedes-Benz e a BMW podem abandonar o Brasil

Gigantes globais fabricantes de veículos Volkswagen, General Motors, Toyota, Mercedes-Benz e a BMW miram mercado automotivo chinês e podem abandonar o Brasil. 

“Grupos como a Volkswagen e a General Motors estão felicíssimos, afinal, não terão mais que dividir 50% de seus lucros com seus parceiros locais”, disse o analista da consultoria Automotive Foresight, Yale Zhang, diretamente de Xangai, para o jornal Industry Week.

É provável que, com a nova regra, as multinacionais estrangeiras do setor foquem no mercado chinês, deixando ainda mais à deriva países como o Brasil.

No Brasil as vendas seguem ruins e sem uma perspectiva de recuperação.

“O jogo da equidade começa para valer por aqui”, declarou ao Global Times o diretor do comitê de importação da associação chinesa dos distribuidores de veículos (espécie de Fenabrave de lá), Wang Cun.

“Ainda veremos muitas negociações e a alocação de capital dependerá da formatação de cada uma dessas joint ventures”, acrescentou, deixando claro que o fluxo de investimentos das gigantes do setor será desviado para a China.

Para Wang, marcas como a Mercedes-Benz e a BMW vão aproveitar seu prestígio e seu poder tecnológico para assumirem um controle cada vez maior dos seus próprios negócios.

“Recebemos a abertura deste mercado e outras reformas como um novo gesto de boas-vindas. Nos últimos 18 anos, fomos muito bem-sucedidos no país, graças ao apoio das autoridades chinesas e o compromisso do governo da Província de Liaoning – que fica no nordeste da China – que são a pedra angular de nosso negócio”, afirmou o presidente do Board of Management do grupo, Oliver Zipse, em comunicado oficial.

A General Motors informou, em comunicado oficial, que “seu crescimento na China é resultado do trabalho com os parceiros da joint venture, e que continuará com eles. A confiança e o trabalho com nossos parceiros é que nos permite fornecer produtos e serviços de alta qualidade aos consumidores chineses”.

China, que terá o maior PIB do mundo em 2030

Outra gigante global fabricante de veículos, a Honda, disse através de um assessor que não pretende mexer sequer na composição societária de sua operação na China: “No momento, não temos planos de mudar nossa relação de capital”.

A Toyota é outra multinacional estrangeira que deixou claro que não tem nenhum plano para explorar novos parceiros locais ou buscar estabelecer um negócio exclusivo na China. Hoje, a marca japonesa tem dois parceiros estatais chineses, a FAW e a GAC.

Por – Mobiauto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.