Diesel da Petrobras fica mais caro a partir de terça-feira

Petrobras aumenta em 9% preço do diesel nas refinarias a partir de amanhã Fachada da sede da Petrobras.

A Petrobras irá reajustar em 8,87% o preço do diesel nas suas refinarias a partir de amanhã, com o valor do combustível para distribuidoras passando de R$ 4,51 para R$ 4,91 por litro. A informação foi confirmada através de comunicado enviado pela companhia. Os preços da gasolina e do GLP — o gás de cozinha —, no entanto, ainda estão mantidos. O último aumento feito pela estatal foi em 11 de março. Na ocasião, o diesel já havia subido 24,9%.

Segundo a petroleira, o diesel não sofria reajuste há 60 dias – desde 11 de março. Naquele momento, diz a Petrobras, a alta refletia “apenas parte da elevação observada nos preços de mercado”.

Com o novo reajuste, o diesel já acumula no ano alta de 47% nas refinarias da Petrobras.

Na semana passada, o preço da gasolina subiu pela quarta semana seguida, e voltou a marcar um novo recorde nos postos de combustíveis do país, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP),

O recado do líder dos caminhoneiros após a nova alta do diesel

Líder da greve dos caminhoneiros em 2018, Wallace Landim, o Chorão, que inclusive gravou um vídeo  em 2018 para nosso Portal, disse que aumento será repassado imediatamente para o frete de mercadorias.

Wallace Landim, o Chorão, um dos principais líderes dos caminhoneiros em 2018 – Arquivo Pessoal/Reprodução

A nova alta no preço do diesel nas refinarias começa a valer a amanhã.

“Os caminhoneiros não sobrevivem mais se não repassarem os aumentos dos combustíveis para os fretes. Como liderança, essa é a nossa orientação para a categoria”, diz em nota publicada no início da tarde. Segundo Chorão, a categoria recebe o reajuste como “indignação” e volta a questionar a política de preços da Petrobras, que leva em conta os preços do barril do petróleo no mercado e do dólar e, com o custo para o caminhão rodar subindo, os preços também devem subir nos supermercados. “Mudou o preço na bomba a dona de casa já sente o aumento no dia seguinte na feira livre. Não é culpa do feirante ou do caminhoneiro, e sim do PPI da Petrobras”.

FUP culpa Bolsonaro pelo novo reajuste no preço do óleo diesel

Segundo a Federação Única dos Petroleiros, o presidente Bolsonaro “debocha do povo brasileiro ao esconder que o único responsável pelos aumentos absurdos nos preços dos combustíveis é ele mesmo”.

Federação Única dos Petroleiros comentou, nesta segunda-feira (9/5), o reajuste no preço do óleo diesel de 8,8% divulgado pela Petrobras e que começa já começa a valer amanhã. O órgão aproveitou para fazer críticas contundentes à Política de Preço de Paridade de Importação (PPI).

“O presidente Jair Bolsonaro debocha do povo brasileiro ao esconder que o único responsável pelos aumentos absurdos nos preços dos combustíveis é ele mesmo”, publicou a FUP em nota à imprensa.

“A equivocada política de preço de paridade de importação é obra nefasta do Executivo. Ou seja, o PPI não é fixado por lei como quer fazer o Presidente da República. O PPI foi criado por Michel Temer em outubro de 2016 e mantido por Bolsonaro. O novo aumento do diesel anunciado nesta segunda-feira (9) é mais uma medida com impactos cruéis sobre a inflação e que contribui ainda mais para a explosão dos preços da comida dos brasileiros”, afirmou o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Fontes: G1 – Metrópoles, Veja e Correio Brasiliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.