O Dia das Mães, celebrado neste domingo (11), evidencia o amor e carinho dos filhos com suas figuras maternas, mulheres que se dedicam a ensiná-los e direcioná-los no melhor caminho. A história de duas servidoras públicas de Balneário Camboriú, mãe e filha, mostra como o exemplo transforma vidas.
Professora efetiva desde 2003, Isa Rosa Tonioti da Silva dedicou parte da vida a ensinar crianças da rede municipal de Balneário Camboriú. Em cada local por onde passou, sempre tentou deixar o seu melhor, principalmente para os alunos que cuidou como se fossem seus próprios filhos.
“Além do Núcleo de Educação Infantil Novo Tempo, também atuei na Guarda Municipal, onde trabalhei com a mesma dedicação, e agora eu estou readaptada aqui na Educação. Sempre dou o meu melhor, porque eu penso que por onde a gente passa, temos que semear, para deixar sempre uma colheita bonita para o futuro”, destacou.
Atualmente Isa trabalha no departamento administrativo da Secretaria Municipal de Educação e queria que, assim como ela, a filha, também seguisse no serviço público.
“Eu fico bem feliz por ela ser uma funcionária pública com excelência para o município, fazendo uma prestação de serviço que me orgulha bastante. Cada vez que eu vejo algumas filmagens, ou no departamento de planejamento que ela fala com entusiasmo do serviço que presta, eu fico sempre muito orgulhosa”, comentou.
Isa se tornou inspiração para sua filha, a analista administrativo Rafaela Dalago, que decidiu seguir carreira no serviço público da cidade. Servidora desde 2016, ela passou pelas secretarias de Obras e Planejamento e, atualmente, trabalha na Secretaria de Comunicação do município.
“Eu sempre gostei muito da área pública, sou formada em administração pública e buscar o concurso, buscar trabalhar na prefeitura, sempre foi um incentivo da minha mãe. Sou muito grata por isso. Eu tenho a certeza de que a gente pode fazer o bem na vida das pessoas através do nosso trabalho, o serviço público é um dos principais meios para isso”, comentou Rafaela.
Por influência da mãe, a analista percebeu a importância do trabalho do servidor público para a população.
“Ela sempre me inspirou a ter muita dedicação, a sempre melhorar o meu trabalho, me especializar mais e é isso que eu levo comigo. Eu acredito que aquilo que entregamos no trabalho diz muito sobre a gente”, destacou.
Mãe de um menino de três anos, Rafaela olha para Isa com gratidão, pois entende toda a contribuição que ela teve para sua vida e formação como profissional.
“Quando a gente é criança e adolescente não entendemos, mas no futuro, refletindo sobre tudo, compreendo os valores que ela me deu, a motivação, a ética e o caráter. Devo muito à minha mãe”, completo.