Defesa Civil de SC negocia abertura de comportas na barragem de José Boiteux

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que enviou equipe a José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, para negociar a abertura das comportas da barragem Norte, situada na cidade. Imagens divulgadas por membros da comunidade Xokleng, onde fica o reservatório, mostram a cavalaria da Polícia Militar chegando ao local no começo da noite deste sábado (15). O governo do Estado confirma o envio da tropa.

O coronel Cesar Nunes, diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil SC, explicou que o cenário ideal seria abrir as comportas enquanto não volta a chover na região, para que seja possível liberar espaço no reservatório. A estrutura tem capacidade para 357 milhões de metros cúbicos de água e verteu pela primeira vez na história na noite de sexta-feira (13). O último boletim do Estado, divulgado às 16h deste sábado (14), mostrava que não havia mais transbordo e a barragem estava com 96,9% da capacidade ocupada.

A preocupação do governo do Estado se dá por causa da previsão de chuva a partir desse domingo (15), mas principalmente entre segunda e terça-feira, quando são esperados entre 70 e 100 milímetros para o Alto Vale do Itajaí. Nunes cita ainda que há consenso para abertura das comportas quando o nível do Rio Itajaí-Açu está entre 6,5 e 7 metros em Blumenau. A medição das 20h deste sábado mostrava o nível da água em 7,33 metros no município.

O governador Jorginho Mello esteve reunido com a Defesa Civil e os órgãos técnicos do Estado neste sábado à tarde, antes da coletiva. Ele reforçou a decisão de mexer nas comportas de José Boiteux. Destacou ainda que o governo segue em alerta porque a enchente não terminou.

Indígenas em situação complicada 

A Aldeia Plipatol, na Terra Indígena Lã Klaño, estava sem Internet desde ontem à tarde até a madrugada ao menos.

O Cacique Presidente ligou as 02:20h preocupado com possibilidade da tropa de choque da Policia Militar de Santa Catarina (PM/SC) entrar na área no amanhecer deste domingo.

O acordo com a Policia Federal (PF) era que a PM não entraria. Conseguiu-se contato com o delegado da PF de madrugada e este reiterou que somente a PF acompanharia a Defesa Civil, o caminhão com equipamentos para abrir as comportas e a Funai na manhã de hoje (15/10). Acompanhamos, por telefone, a conversa do delegado da PF com Setembrino – Cacique Presidente. A PM ficaria concentrada na cidade de José Boiteux. Mas o acordo foi descumprido. O descumprimento do acordo e a presença da PM revoltou os Xokleng.

O próprio delegado da PF admite o acordo e indica que foi pego de surpresa com a presença da PM na área.

Situação tensa na Terra Indígena Ibirama Lã Klaño, na manhã deste domingo, 15

Credito: Cleber César Buzatto
Cimi Sul –  A Fronte JornalismoConselho Indigenista Missionário – Cimi e NSC

Veja também: O link abaixo faz um resumo da situação desde o início das chuvas 👇

Governador anuncia abertura das comportas da barragem de José Boiteux

Lula anuncia ajuda para cidades afetadas pela chuva em SC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.