Camboriú virá notícia negativa no Jornal Nacional 

O dia 25 de Abril de 2022, ficará marcado na história e na memória dos Camboriuense, como o dia que em Camboriú virou notícia no jornal Nacional de forma negativa. Isso mesmo, a cidade foi usada como exemplo de cidades não sanaeadas. (Sem esgoto tratado).

Reportagem da Rede Globo – Jornal Nacional 25/04/22

Mesmo estando em umas das regiões mais ricas do país o esgoto da cidade de Camboriú sai direto das casas, passado pela tubulação antiga,  pequenos córregos até chegar nos rios e cair direto no mar em Balneário Camboriú.

 

 

 

O Prefeito de Camboriú  Élcio Rogério Kuhnen-MDB, parecer estar mal assessorado e ignorar o Marco do Saneamento que estabelece regras e que prevê que até 2033 o município tenha no mínimo 90% do esgoto tratado.

Além disso, hoje em dia não há al necessidade de aporte de dinheiro do Governo Federal aos municípios, tendo em vista que a regras, que permitem que empresas privadas possam realizar o saneamento nas cidades, sim o município gastar r$ 1 se quer.

Aliás o Governo Federal deverá ajuda municípios extremamente pobres do país, em situações extremas do Norte e Nordeste e não necessariamente municípios como  Camboriú, como a realidade bem melhor, localizado em uma das regiões mais ricas do país.

“Hoje em dia a realidade é outra, o “Novo Marco Regulatório do Saneamento” (Lei Federal 14.026, de 15 de julho de 2020) alterou as regras para a prestação de serviços no setor, promovendo a ampliação da participação de empresas do setor privado neste mercado, com o objetivo último de universalizar o acesso ao saneamento para todos os lares.”

O prefeito parece ignorar as probabilidades e inclusive uma audiência audiência pública realizada na cidade, onde o prefeito se comprometeu em dar início ao Saneamento, dizendo aos jornalistas da Rede Globo que APENAS depende de dinheiro do Governo Federal para realizar o Saneamento Básico, um duro golpe para os mais de 85 mil habitantes da cidade Catarinense.

UMA VERGONHA A CIDADE PASSAR POR ESSA SITUAÇÃO…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.