Camboriú tem dois casos confirmados de varíola dos macacos e sete casos em investigação 

Até esta terça-feira (16), o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Camboriú confirmou dois casos de monkeypox, conhecida como varíola dos macacos. Os dois moradores com a doença são dos bairros Tabuleiro e Monte Alegre e não estão hospitalizados. O município tem, ainda, sete casos em investigação e um caso que foi descartado.

A varíola dos macacos é uma doença causada por um vírus, chamado monkeypox. Apesar do nome, o vírus é encontrado, principalmente, em roedores e os macacos não são reservatórios da doença. A transmissão para humanos acontece por meio de contato com animal ou humano infectado. Ou ainda em contato com material corporal humano que contenha o vírus.

Sintomas

Os pacientes infectados apresentam febre, dor de cabeça, dor na região lombar, dores musculares, perda ou diminuição da força física e com os nódulos linfáticos com tamanho, consistência ou número anormais, geralmente inchados. Além disso, há o aparecimento de lesões na pele.

PUBLICIDADE

Prevenção

A principal forma de proteção é evitar contato direto com pessoas contaminadas. Lembrando que a principal forma de transmissão ocorre através do contato pele/pele, pessoal, ou obviamente através do contato com objetos pessoais de um paciente que está infectado com a varíola dos macacos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.