Ataques a prédios públicos em Balneário: depois da porta arrombada, colocam tranca

Notícia oficial da Prefeitura de Balneário Camboriú (textual):

A Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú, reforçou desde a última semana, o patrulhamento preventivo da Guarda Municipal nos prédios públicos da Administração Municipal, que inclui Unidades de Saúde e Escolas. A medida se dá, devido as últimas ocorrências de furto e vandalismo nos locais. Em todas as situações foram registrados Boletim de Ocorrência. Esse fim de semana, tiveram novas ocorrências e por isso, as rondas que já acontecem, serão ainda mais intensificadas, assim como, outras medidas de segurança.

De acordo com o secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira, na semana passada três pessoas foram detidas e encaminhadas para Delegacia de Polícia, na tentativa de furtar os locais. Esses furtos foram evitados ao serem percebidos pela Guarda Patrimonial, que acionou a Guarda Municipal.

“Quanto aos furtos de fios de cobre das caixas de passagem da fiação, foi realizada uma operação em estabelecimentos que possam ser possíveis receptores desse material, e continuaremos atentos nesse sentido”, disse o secretário Antônio Gabriel Castanheira.

A Administração Municipal também está com projeto em andamento para instalação de monitoramento eletrônico nos prédios públicos.

Isto é por demais irônico e lamentável. Sabem por quê? A função precípua e constitucional da Guarda Municipal é proteger o patrimônio público da cidade. As recentes ocorrências, havidas por atacado, comprovam que isso não vinha sendo cumprido.

E decidir apenas agora, depois de tantos casos graves, pela instalação de monitoramento eletrônico é o reconhecimento da ineficiência – ou pura incompetência – da gestão pública de Balneário Camboriú.

(A foto ilustrativa, de Celso Peixoto, é da Casa da Sogra, arrombada TRÊS vezes só na atual gestão)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.