Santa Catarina será atingida por dois ciclones extratropicais nesta semana, com fortes ventos que podem alcançar até 100 km/h, além de chuvas intensas, raios e queda de granizo. A previsão é da Epagri/Ciram, que alerta para condições meteorológicas adversas entre quarta-feira (5) e sexta-feira (7).
O primeiro ciclone extratropical se formará em alto mar na quarta-feira, associado a uma frente fria. Segundo o meteorologista Marcelo Martins, este fenômeno não deve causar impactos significativos no Estado, mas as áreas de encosta entre o Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis têm risco de temporais isolados e chuva intensa a partir do final da manhã, com possibilidade de eventos até o final da tarde.Já na sexta-feira, um segundo ciclone extratropical incomum se formará sobre o continente, trazendo efeitos mais severos.
A previsão indica ventos de até 80 km/h no Litoral catarinense e picos de 100 km/h na região serrana.
“Quando o ciclone está próximo da costa, provoca muita ventania e ressaca. Já quando está sobre o continente, traz ventos fortes, muita chuva, raios e granizo”, explica o meteorologista.
A frente fria associada ao ciclone afetará ainda o Uruguai, Rio Grande do Sul, Paraná, Leste da Argentina e Sul do Paraguai.
A Defesa Civil reforça o alerta para temporais na região, recomendando atenção redobrada na sexta-feira devido ao potencial de granizo, raios e rajadas fortes de vento.Moradores da Serra e do Litoral devem se preparar para esses dias de instabilidade, garantindo a segurança e evitando deslocamentos desnecessários nas horas mais

