Vale catarinense segue em alerta por conta da elevação dos rios

O Sistema de Monitoramento Hidrometeorológico SDC/SC está em alerta e acompanhando de perto a situação em todo o estado. O objetivo é fornecer informações precisas e atualizadas sobre as condições climáticas e os níveis dos rios, a fim de auxiliar as autoridades e a população na tomada de medidas preventivas.

A situação é mais crítica nas bacias dos rios Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu, onde já foram registradas inundações em algumas cidades.

O monitoramento é fundamental para o trabalho dos órgãos responsáveis pelo gerenciamento de recursos hídricos, como o controle de barragens e comportas, para evitar problemas como o transbordamento de rios e alagamentos.

A Defesa Civil de Santa Catarina está em alerta e trabalhando em conjunto com os municípios afetados para prestar assistência às famílias atingidas e garantir a segurança da população. Equipes de resgate e de assistência social estão mobilizadas para atender às demandas emergenciais.

Devido à previsão de chuva intensa para as próximas horas, é importante que a população permaneça em alerta e siga as orientações das autoridades. Evitar áreas de risco, como encostas e locais propensos a deslizamentos, e procurar abrigo em local seguro são medidas essenciais para evitar acidentes.

Nível dos rios

 

 

Canelinha, no Vale do Rio Tijucas, enfrenta um alerta devido ao grande volume de chuvas que atingiu a região nas últimas 24 horas, com acumulados mais de 120 mm.

ALERTA – 19/05 03:19 – INUNDAÇÃO GRADUAL para os municípios de Laurentino, Lontras, Rio do Oeste, Rio do Sul e Taió nas próximas horas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.