Há fortes evidências por vídeos que Lages foi atingida por um downburst

Temporais castigaram o Sul do Brasil pelo terceiro dia seguido nesta quinta com granizo e vento.

O terceiro dia da onda de temporais no Sul do Brasil foi marcado por novas tempestades de granizo e vento forte em algumas localidades. A instabilidade se deslocou, como esperado, mais para o Norte à medida que a frente fria avançou para Santa Catarina com predomínio do sol na maior parte do Rio Grande do Sul.

https://www.instagram.com/reel/CwVwEM_oO8V/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Os temporais de granizo nesta quinta se concentraram mais em cidades do Noroeste, do Norte e do Nordeste do estado, mas com menor número de localidades afetadas que nos dois dias anteriores, quando chegou a cair granizo em dezenas de cidades.

Foto: Divulgação

Em Santa Catarina, Lages sofreu os efeitos de um temporal. Cerca de 30% da cidade estava sem luz devido ao temporal que atingiu a região. Segundo a Celesc, há uma grande quantidade de árvores derrubadas sobre as redes em diversos bairros, assim como postes caídos e cabos rompidos. Temporal de granizo atingiu pontos do Planalto Sul Catarinense.

Há fortes evidências por vídeos que Lages foi atingida por um downburst, uma microexplosão atmosférica. São correntes de vento violentas e descendentes que ao alcançar a superfície se espalham de forma radial, produzindo estragos. A força do vento neste tipo de fenômeno pode provocar danos comparáveis ao de um tornado com rajadas em alguns casos tão fortes quanto 150 km/h ou mais. Após intenso temporal de granizo que causou transtornos para seis mil pessoas e afetou duas mil famílias, a prefeitura de Balneário Gaivota, localizada no extremo Sul de Santa Catarina, emitiu um decreto de situação de emergência nesta quinta-feira. Dois municípios da Serra catarinense também decretaram emergência pelo granizo.

Credito: MetSul .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.