Nessa terça-feira, 16 de outubro, o Portal Janelão esteve presente na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, entrevistando as vereadoras Jade Martins (MDB) e Ciça Muller (PDT) sobre um assunto de grande importância: agora o Fundo Municipal do Direito das Mulheres é uma realidade.
A prefeita Juliana Pavan sancionou na segunda (15) a lei que estabelece esse fundo, oferecendo uma nova esperança para as políticas públicas voltadas às mulheres na cidade.
A vereadora Jade Martins destacou a relevância da iniciativa: “Isso mesmo, é um projeto de lei que foi proposto através da Procuradoria da Mulher, da vereadora Ciça, visando a criação de um fundo para que a gente tivesse uma garantia de recursos aplicados do orçamento municipal para investimentos em políticas públicas direcionadas à mulher.”
Quando questionada sobre o funcionamento do fundo, a vereadora Ciça explicou:
“Então, a partir de agora, o Conselho Municipal do Direito da Mulher passa a estar vinculado à pasta de assistência social e também de políticas públicas das mulheres. É o Conselho dos Direitos da Mulher quem vai deliberar qual será a prioridade para esse recurso.”
Ciça enfatizou a importância dessa estrutura:
“É muito importante isso porque nós, eu já fui presidente do Conselho Municipal do Direito da Mulher, e muitas vezes queríamos realizar ações, tanto na área de resgate emocional quanto no empreendedorismo, para colocar as mulheres em uma situação melhor, já que muitas são vítimas de violência e têm dificuldade de reinserção na vida social. Não tínhamos recursos, mas agora, com essa capacidade, certamente teremos projetos incríveis.”

A vereadora Jade também fez questão de agradecer à prefeita Juliana Pavan:
“E eu quero aqui fazer um destaque especial de agradecimento à prefeita Juliana Pavan. Ontem, nós tivemos a oportunidade de fazer isso pessoalmente, porque esse projeto foi através de indicação da vereadora Ciça, uma minuta de projeto de lei, e ela se sensibilizou e encaminhou o projeto do Executivo, que foi sancionado. Agora, temos a garantia de que no orçamento do ano que vem, haverá um recurso próprio para a utilização desse fundo. Isso garante que as políticas vão acontecer, vão sair do papel.”
Por fim, as vereadoras convidaram a população a se informar mais sobre o projeto, ressaltando a importância da participação da comunidade:
“Se você quiser saber mais sobre esse projeto, pode entrar em contato com o gabinete das vereadoras e também com a Procuradoria da Mulher. Estamos sempre à disposição para a nossa sociedade.”
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A ENTRE
Jornalismo O Janelão