Túnel submerso entre Itajaí e Navegantes tera 29 metros de profundidade 

O Litoral Norte de Santa Catarina está prestes a testemunhar um marco na engenharia e mobilidade urbana com o projeto do túnel submerso que ligará as cidades de Itajaí e Navegantes. Este empreendimento, que utiliza tecnologia de ponta similar à aplicada no túnel Santos-Guarujá e em construção na Europa, promete revolucionar a travessia do Rio Itajaí-Açu, reduzindo o tempo de percurso para meros dois minutos a uma profundidade de 29 metros.

Contexto e Justificativa para a Solução Submersa:

Atualmente, a ligação entre Itajaí e Navegantes é realizada por meio da ponte na rodovia BR-101 ou por balsas (ferry boat). Ambas as opções enfrentam desafios significativos. O tráfego pendular entre as cidades, somado ao tráfego da rodovia federal, gera congestionamentos severos. As balsas, por sua vez, resultam em longas filas de espera, impactando diretamente a mobilidade urbana, que, segundo o arquiteto Rafael Albuquerque do CIM-Amfri, encontra-se “à beira do colapso”.

A escolha pelo túnel submerso foi ditada por fatores logísticos e de infraestrutura aérea e portuária. Uma ponte, para não interferir nas operações do aeroporto de Navegantes (com limite de altura de 45 metros) e no tráfego de navios nos portos de Itajaí e Portonave (que exigem uma altura mínima de 65 metros), seria inviável. A solução submersa, discutida há cerca de oito anos, contorna essas restrições, permitindo uma conexão eficiente e segura.

Características Técnicas do Túnel:

O projeto prevê a construção de duas estruturas tubulares, cada uma com três faixas de rolamento por sentido. Uma faixa em cada sentido será destinada exclusivamente ao transporte coletivo, promovendo o uso de transporte público. A travessia de veículos deverá ser concluída em um período de um a dois minutos.

Entre as duas estruturas viárias, será construída uma faixa central destinada a pedestres e ciclistas, equipada com esteiras rolantes e acessível por elevadores, incentivando a mobilidade ativa. O túnel terá aproximadamente 500 metros de comprimento, 29 metros de profundidade (equivalente a um prédio de nove andares) e 36 metros de largura.

Para a utilização do túnel, será cobrado pedágio para veículos, cujo valor ainda será definido. Pedestres e ciclistas serão isentos da tarifa. É importante notar que as estruturas do túnel não serão transparentes. As rampas de acesso apresentarão uma inclinação máxima de 5%, garantindo condições adequadas para o tráfego de bicicletas.

A localização exata dos pontos de início do túnel em cada cidade será determinada após a conclusão de estudos geotécnicos, a serem contratados na próxima fase do projeto.

Financiamento e Cronograma:

A Secretaria do Tesouro Nacional autorizou, em julho, uma operação de crédito internacional no valor de US$ 12,19 milhões (aproximadamente R$ 66 milhões) para Navegantes, recursos que serão alocados para a obra. O custo total estimado do projeto é de US$ 180 milhões (cerca de R$ 975 milhões), podendo ser ajustado após os estudos técnicos. O governo do estado confirmou que oferecerá auxílio financeiro ao projeto.

As obras têm previsão de início no segundo semestre de 2028, condicionadas à assinatura do contrato com o Banco Mundial até outubro deste ano. A conclusão total da obra está prevista para 2032. Este projeto representa um avanço significativo para a infraestrutura do litoral catarinense, prometendo impulsionar o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da região.

Reportagem O Janelão

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