A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), localizada no bairro Nova Esperança, alcançou, no mês de julho, uma média de 94% de eficiência na remoção de carga orgânica – um dos principais indicadores de desempenho da eficiência de estações de tratamento de esgoto. O índice consolida a curva de crescimento da unidade, que, em junho, já havia registrado 92% de eficiência.
Com esse desempenho, a ETE entrega ao Rio Camboriú água com qualidade significativamente superior, reduzindo de forma expressiva os índices de poluição e contribuindo diretamente para a recuperação do ecossistema aquático. Desde o início de 2025, a Prefeitura de Balneário Camboriú tem liderado um processo técnico e rigoroso de reestruturação da unidade, o que vem gerando resultados concretos.
A prefeita Juliana Pavan reforçou que o avanço é resultado de planejamento, comprometimento e valorização do corpo técnico da Emasa. “Desde o início deste ano, acreditamos que era possível reverter o quadro da ETE. E conseguimos, com organização, dedicação e um trabalho técnico comprometido por parte da equipe da Emasa e dos servidores que atuam diretamente na estação. O que estamos vendo é o reflexo de uma gestão que prioriza resultado, eficiência e responsabilidade com o meio ambiente e com a população”, disse a prefeita.
Além do esforço técnico e humano, diversas ações estruturantes foram fundamentais para elevar a eficiência da estação. Entre elas, a troca do lodo ativado – medida que reduziu significativamente os odores que há anos afetavam os moradores do bairro Nova Esperança e de regiões próximas, como Barra e Barra Sul. Também foi realizada a correção de falhas hidráulicas no 4º decantador e a substituição das membranas da lagoa de aeração por peças originais, o que impactou diretamente no aumento do grau de eficiência do tratamento.
O diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, destacou que o trabalho está em pleno andamento e novas etapas estão previstas.
“Encontramos uma ETE com vários pontos críticos. Hoje temos uma estação em processo de transformação. Estamos licitando o conserto de um decantador que está inativo desde 2019, o que representará um reforço essencial para a estrutura. Também está em construção uma nova estação de esgoto primário, com investimento de R$ 33 milhões, que esperamos colocar em operação até o fim do ano. Além disso, estamos realizando melhorias que permitirão aumentar em até 30% a capacidade de tratamento da ETE, para atender à alta demanda da temporada de verão”, concluiu Pavoni.
A Prefeitura de Balneário Camboriú e a Emasa seguem atuando de forma integrada para consolidar a eficiência do sistema de esgoto e garantir qualidade de vida, saúde pública e preservação ambiental para a população. O avanço na ETE é um reflexo do novo momento vivido pelo saneamento da cidade.