A concessionária Águas de Camboriú acaba de divulgar o Plano Verão 2025/2026: um conjunto de ações estratégicas para assegurar o abastecimento de água durante o período de maior demanda no município. Uma das principais iniciativas é a instalação do Booster CR1 – equipamento que reforça a linha de abastecimento do reservatório principal.
O documento reúne investimentos em infraestrutura, reforço operacional, ampliação da capacidade de produção e distribuição de água. O objetivo dos investimentos é evitar desabastecimentos e garantir mais segurança hídrica para moradores e visitantes.
Conforme o coordenador de operações da Águas de Camboriú, Josias Enrik Garcia, o booster, que nada mais é do que uma bomba pressurizadora, vai garantir um aumento de vazão de até 16,4 milhões de litros por dia, o que equivale a aproximadamente 640 caminhões-pipa. “Este investimento representa um ganho de 22% na reservação diária, trazendo mais segurança hídrica durante os dias mais quentes”, comenta ele.
Entre as principais entregas já em andamento estão os mais de 8 quilômetros de reforços e extensões de rede, acompanhadas de mais de 100 intervenções, beneficiando bairros como Rio Pequeno, Cedro, Areias, Santa Regina, Centro, São Francisco de Assis, Tabuleiro e Monte Alegre.
Além de todos os investimentos e melhorias programados pela concessionária, a empresa ainda vem tratando, com o município vizinho de Balneário Camboriú, a possibilidade de aumento na oferta de água tratada.
“Camboriú está crescendo em ritmo acelerado e nosso compromisso é acompanhar esse desenvolvimento com infraestrutura moderna e serviços eficientes. O Plano Verão deste ano é o mais robusto já apresentado pela concessionária e reafirma nosso propósito de garantir água tratada, qualidade ambiental e segurança para toda a população”, conclui a presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb.
*Mais ações*
Para atuar de forma preventiva e garantir respostas mais rápidas, a concessionária estruturou um Plano de Contingência, com manobras operacionais e pontos de injeção. A cidade conta, ainda, com uma reservação total superior a 5 mil m³, ou seja, mais de 5 milhões de litros de água, o suficiente para encher duas piscinas olímpicas.
O sistema também é monitorado por um Centro de Controle Operacional (CCO) em atividade 24 horas por dia, além de contar com geradores nas unidades principais para evitar impactos de oscilações de energia. Os caminhões-pipa também estarão disponíveis para a comunidade, 24 horas por dia, se houver necessidade de abastecimento com o auxílio dos veículos.
O município avança ainda na setorização do sistema de abastecimento, com mapeamento de registros principais, implantação de loggers para monitoramento de pressão e identificação de áreas estratégicas, ação essencial para distribuir água de forma mais eficiente durante picos de consumo.

