STF inicia julgamento de Bolsonaro e aliados por trama golpista

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) dá início hoje, terça-feira (2), ao julgamento que pode definir o futuro de oito nomes importantes ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, acusados de envolvimento em uma trama golpista para deslegitimar o resultado das eleições de 2022. O grupo faz parte do núcleo central da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O processo, que prevê oito sessões de análise, terá seu primeiro dia dedicado às manifestações das defesas e do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que apresentará a acusação. A votação para condenar ou absolver os réus está prevista para as sessões seguintes. As penas podem atingir mais de 30 anos de prisão.

**Os Réus:**
* Jair Bolsonaro (ex-presidente da República)
* Alexandre Ramagem (ex-diretor da Abin)
* Almir Garnier (ex-comandante da Marinha)
* Anderson Torres (ex-ministro da Justiça)
* Augusto Heleno (ex-ministro do GSI)
* Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa)
* Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil e da Defesa)
* Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro)

Os acusados respondem por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Alexandre Ramagem, por ser deputado federal, responde a três dos cinco crimes, com suspensão de parte das acusações.

O julgamento será conduzido pelo ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma. O relator do caso, Alexandre de Moraes, apresentará um relatório detalhado. Após a acusação e as sustentações das defesas, o caso seguirá para votação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.