A Agência Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (Iagro) investiga a causa da morte de outras 219 cabeças de gado no estado. A maior concentração de animais mortos é registrada no Pantanal na região de Nhecolandia.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que na madrugada deste domingo (18), a cidade de Maracaju registrou mínima de 4,8°C, sendo a mais baixa do estado.

As mortes aconteceram na região onde o nosso Portal O Janelão esteve realizado uma expedição no Pantanal.
Muito frio nessa região
O frio intenso na semana passada em Caarapó, registrando até 3 graus em termômetros no centro da cidade, causou mortes de 33 cabeças de gado em fazendas na zonal rural do município.
A agência emitiu alertas, no final de semana, que o gado deve ser levado para currais e áreas com proteção natural, além da necessidade de incineração ou enterro das carcaça.
Especialista explica por que gado morre de frio
O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, explica que o gado é mais adaptável ao clima quente e a queda brusca de temperatura deixa os animais mais expostos. Ingold afirma que o número de animais mortos em Mato Grosso do Sul pode ser maior.
“O que aconteceu agora é uma inversão. Os animais que estão com o corpo quente estiveram expostos a uma temperatura muito baixa. Com umidade elevada, vento e frio, fica mais difícil dos animais resistirem”, explica Ingold.
Fontes: G1 e Portal da Cidade de Caarapó

