Show “Cardume” leva mensagem de preservação dos oceanos para diferentes regiões de Santa Catarina

A música, o teatro e a cultura popular catarinense embalam a mensagem pela preservação dos oceanos no show “Cardume”, que percorre várias regiões do Estado ao longo do primeiro semestre de 2023. Idealizado pelo Grupo Cultural Tarrafa Elétrica, em parceria com o projeto Tartaruga-de-Mamão, o projeto está sendo realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ⁄ Artes – Edição 2022.

A primeira apresentação será no próximo domingo (23), na sede do Projeto Tamar, na Barra da Lagoa, em Florianópolis.

O show “Cardume” traz elementos da cultura açoriana na identidade visual e também no enredo e é dividido em duas partes. No primeiro momento o grupo encena o “Tartaruga-de-mamão”, uma apresentação teatral que ressignifica elementos centrais da cultura catarinense, ao contar a história de uma tartaruga que se engasga com lixo, mas volta à vida com a ajuda da plateia. Na segunda parte, os músicos Evandro Che, Emmanuel Schmidt, Marcelo Cassio, Eder Luiz, Rodrigo Caravela, Denis Kazuo, Binho Toledo e Felipe Hellmann interpretam algumas composições do álbum “Cardume”, lançado em 2019, além das canções clássicas da banda.

Desde a sua criação, o Tarrafa Elétrica traz em suas composições a valorização da cultura catarinense e a mensagem de preservação da natureza, sobretudo dos oceanos. “Acreditamos no potencial transformador da arte e com este projeto pretendemos encorajar nosso público a se ‘encardurmar’ conosco para fortalecer nossa identidade cultural e enfrentar as questões socioambientais da atualidade”, diz Evandro Che, vocalista da banda.

Remetendo a essa lógica da ação coletiva como força transformadora, o nome “cardume” foi escolhido justamente por significar um coletivo de seres vivos que nadam juntos como forma de se proteger de predadores e cuja liderança e responsabilidade são compartilhadas.

Apresentações

Recomendado para todas as idades, a apresentação costuma encantar as crianças com os personagens que remetem ao clássico Boi-de-Mamão e emocionar os adultos com referências culturais históricas. Neste primeiro semestre de 2023 estão previstas cinco apresentações em três mesorregiões de Santa Catarina.

A primeira será no domingo (23 de abril) no centro de visitantes do Projeto Tamar, na Barra da Lagoa, em Florianópolis. O show também está na programação “Abril dos Bonecos – 2023”, de Canelinha. Por lá a apresentação será no dia 29 de abril.

No dia 03 de junho, a apresentação chega à Urupema, na Serra Catarinense, durante as comemorações de aniversário da cidade. Em 10 de junho, a comunidade quilombola do Morro do Boi recebe a apresentação em sua tradicional festa junina. O projeto conta ainda com uma apresentação como contrapartida social do projeto que será realizada no Lar Padre Jacó, instituição sem fins lucrativos localizada em Itajaí que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em data ainda a confirmar.

Agende-se

23 de abril – Projeto Tamar, em Florianópolis.
29 de abril – Abril dos Bonecos – 2023, em Canelinha.
03 de junho – Aniversário de Urupema, na Serra Catarinense.
10 de junho – Festa junina comunidade Morro do Boi, em Balneário Camboriú.
Data a confirmar – Lar Padre Jacó, em Itajaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.