Brasília, 04 de agosto de 2025 – O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (4/8), em Brasília. A ação, determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, incluiu o cumprimento de mandados de busca e apreensão e a imposição de medidas cautelares ao parlamentar.
Do Val desembarcou no Aeroporto de Brasília vindo de uma viagem aos Estados Unidos e foi abordado por policiais federais no momento de sua chegada. Conforme a decisão de Moraes, o senador deverá utilizar tornozeleira eletrônica. Fontes da PF confirmaram que o passaporte diplomático utilizado por Do Val para deixar o país foi apreendido.
A viagem do senador aos Estados Unidos ocorreu durante o recesso parlamentar e, segundo informações, foi realizada sem autorização prévia. O ministro Alexandre de Moraes já havia determinado o bloqueio das contas do parlamentar logo após a divulgação de um vídeo gravado em solo norte-americano.
No momento, Marcos do Val está no Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (Cime), da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF), onde a tornozeleira eletrônica está sendo instalada. Ele está acompanhado de seu advogado, Iggor Dantas.
As medidas impostas ao senador refletem a continuidade das investigações em curso e a necessidade de garantir o cumprimento das determinações judiciais.