Seminário fortalece discussão sobre importância do aleitamento materno

Evento foi realizado na quinta-feira (7) e reuniu cerca de 100 pessoas em Balneário Camboriú.

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na quinta-feira (7) o 3º Seminário em Aleitamento Materno. O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores e reuniu cerca de 100 pessoas, entre participantes do município e também de cidades vizinhas, como Camboriú e Itajaí.

Neste ano, a discussão teve como tema central “Priorizemos a Amamentação: construindo sistemas de apoio sustentáveis”, temática da Semana Mundial da Amamentação (SMAM) de 2025. “A realização do seminário é muito importante pois reúne profissionais e público em geral para trocar conhecimento e experiências. Este é o caminho para construirmos na cidade uma rede de apoio sólida – essencial para o acolhimento, incentivo e orientação às mães”, ressalta a prefeita Juliana Pavan.

A secretária de Saúde, Aline Leal, reforça que a amamentação não é uma tarefa exclusiva das mamães – é uma responsabilidade de toda a sociedade.

“O ato de amamentar é também uma questão de saúde pública. Além de fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê, ela contribui para o desenvolvimento saudável das crianças. E ao realizarmos ações como este seminário, Balneário Camboriú mostra que está comprometida em criar sistemas de apoio que garantam este direito”, pontua.

Reflexões

Durante toda manhã, foram discutidos importantes aspectos sobre o tema. Além da palestra com a doutora em Saúde Pública, Ludmila Tavares Costa Ercolin, também foi realizada uma mesa redonda, com a participação da psicóloga Anelise Furtado, das enfermeiras Camila Couto e Tatiana da Cruz e da nutricionista Sheila Demétrio Reis.

“O seminário oportunizou diversas reflexões sobre como construir e fortalecer redes contínuas de apoio à amamentação. Contamos com a presença de representantes de diversas instâncias, incluindo instituições de ensino, hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS), da gerência de saúde, mães e profissionais de saúde, o que contribuiu para uma troca de experiências ampla e integrada entre os diferentes pontos da rede de cuidado”, ressalta a enfermeira do Núcleo de Aleitamento Materno, Tatiana da Cruz.

Ela explica que foram discutidas questões como a importância do apoio multiprofissional e intersetorial para garantir o sucesso do aleitamento materno; a construção de ambientes acolhedores para mães que amamentam em espaços como locais de trabalho, serviços de saúde e núcleos de educação infantil, entre outros.

“Foi um momento inspirador e alinhado com o propósito de fortalecer a amamentação como um direito e uma responsabilidade compartilhada”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.