Resultados de simulados e prestação de contas foram abordados durante o encontro.
Gestores dos Centros Educacionais Municipais (CEMs) participaram de uma reunião na Secretaria de Educação na tarde desta segunda-feira (7). O encontro foi realizado para avaliar os resultados obtidos nas provas do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) e simulados.
Na reunião, além da análise dos resultados, foram realizadas orientações de ajustes para melhorar o índice.
Sobre a prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), foi lançado um novo modelo a ser adotado pelas unidades de ensino. As escolas prestarão contas de forma on-line, ou seja, as prestações passarão a ser realizadas sem impressão de papel.
A nova forma de prestar contas é um trabalho proposto pela Diretoria de Desenvolvimento Educacional, com objetivo de melhorar a gestão de tempo dos gestores e técnicos da secretaria, bem como gerar eficiência e publicidade, e promover mais economia.
No encontro, também foi falado sobre as condicionalidades do Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), conforme a resolução CIF 15/2025.
O VAAR/FUNDEB foi criado para reconhecer e induzir a melhoria da gestão educacional e a redução das desigualdades educacionais. Para receber o VAAR, as redes de ensino precisam cumprir certas condicionalidades relacionadas à gestão e demonstrar avanços em indicadores de atendimento e aprendizagem, definidos e calculados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, destaca que esses encontros são importantes para fazer ajustes e identificar boas práticas já realizadas.
“Foi um momento para analisar os resultados dos simulados e provas aplicadas, entender onde estamos acertando e onde podemos melhorar. É por meio dessas trocas e debates que conseguimos fazer essas identificações, pensando sempre na qualidade de ensino oferecido aos alunos da rede municipal”, disse.