Sebrae/SC promove evento para inserir micro e pequenas empresas no setor de Defesa

O Sebrae/SC por meio da Regional Foz do Itajaí, realizou nesta sexta-feira (16), o evento MPEs em Missão: Conquistando território no mercado de Defesa. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Connectree – consultoria especializada em licitações e suporte estratégico e com a Associação Empresarial de Itajaí (ACII), teve como objetivo promover a integração entre micro e pequenas empresas e Defesa Nacional, e apresentar – em palestras, as oportunidades de negócios, inovação e desenvolvimento no setor.

Durante a abertura, Juliana Bernardi Dall’antonia, gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, ressaltou o papel da entidade no fortalecimento dos pequenos negócios por meio de consultorias, capacitações e acesso a novos mercados. “Nossa proposta é capacitar os pequenos negócios para que possam se tornar fornecedores da Defesa, seja da Marinha, Aeronáutica ou Exército. Desmistificar esse processo e orientá-los a participar dos editais”, destacou a gerente.

Juliana também enfatizou que o evento marca um passo importante para incentivar os empreendedores locais a acessarem esse mercado. “Temos excelentes empresas, com produtos e serviços inovadores. A partir de agora, podemos direcionar esses empresários, mostrando de fato o caminho, e quem sabe, alavancar ainda mais aquele pequeno negócio transformando em fornecedor estratégico do setor público”, completa.

As micro e pequenas empresas podem fornecer uma variedade de produtos e serviços para as Forças Armadas, incluindo uniformes, calçados, equipamentos, alimentos, softwares, peças automobilísticas, e podem aproveitar o mercado por meio das licitações de pequenos lotes. O Capitão de Mar e Guerra da reserva da Marinha do Brasil, Ricardo Augusto Corrêa Netto Guimarães, lembrou que Itajaí foi escolhida, em 2017, como sede da construção das Fragatas Classe Tamandaré. Projeto naval inovador desenvolvido no Brasil, que gerou milhares de empregos qualificados, transferência de tecnologia de ponta e impulsionou a instalação de novas empresas. “No entanto, a Defesa não é só construir blindados ou canhões, e lidar com os insumos para essas construções. Todas as áreas estão alinhadas com as necessidades de Defesa”, disse.

O General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, chefe do Escritório Regional de Florianópolis do SisDIA (Sistema de Defesa, Indústria e Academia de Inovação), que atua na área de defesa e licitações militares apresentou de forma clara como participar dos contratos governamentais e destacou que as empresas interessadas em participar devem realizar cadastro no SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores) e no Comprasnet, etapa inicial para participação em contratos com o governo.

O evento que reuniu autoridades e empresários, contou também com a participação do Coronel do Exército Brasileiro, especialista em artilharia, Pedro Henrique Luz Gabriel e do Coronel Silon César Stumm, militar da reserva do Exército Brasileiro.

Foto divulgação

O Sebrae/SC reforça seu compromisso com o desenvolvimento dos pequenos negócios e convida os empreendedores interessados em atuar no setor de Defesa a procurarem a entidade para orientação especializada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.