Sebrae/SC, Porto de Itajaí e Elume lançam programa para estimular inovação no complexo portuário de Itajaí

Iniciativa visa conectar empresas para prestar serviços para empresas do ecossistema da inovação.

O Porto de Itajaí foi palco, nesta terça-feira (27), do lançamento do Programa Rotas para a Inovação – Programa de Inovação Aberta do Complexo Portuário. A iniciativa do Sebrae/SC, por meio do Sebrae Startups, em parceria com o Porto de Itajaí e Elume – Centro Regional de Inovação, tem como objetivo acelerar a inovação e o desenvolvimento de pequenos negócios ligados ao setor portuário, incentivando a melhoria de processos internos e a adoção de tecnologias que aumentem a eficiência e a competitividade.

O Programa busca ainda aproximar startups e negócios inovadores da Foz do Rio Itajaí, com o apoio de instituições de ensino e centros de pesquisas, a potenciais clientes e parceiros, facilitando a comercialização de produtos e serviços, estimulando o ecossistema de inovação e impulsionando o desenvolvimento econômico da região.

Ao todo, serão quatro encontros, com workshops voltados à identificação de desafios, conexão entre as demandas das empresas e as soluções oferecidas por instituições de ensino e startups, além de um workshop dedicado ao fomento de projetos inovadores. Durante o evento, foi lançado um formulário digital para cadastrar as empresas e os empreendedores.

Durante a cerimônia de lançamento, que reuniu empresários, empreendedores e imprensa local, a gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, Juliana Bernardi Dall’antonia, reforçou o papel estratégico da entidade no apoio ao empreendedorismo. Segundo ela, o Sebrae/SC oferece suporte técnico, capacitação e consultorias para alavancar a competitividade das micro e pequenas empresas.

“Estamos muito orgulhosos em participar desse lançamento e ver tantos parceiros unidos em prol da inovação e sustentabilidade. Nossa função é disponibilizar ferramentas que incentivem a adoção de soluções criativas e tranformadoras para os negócios”, afirmou Juliana.

O Superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, ressaltou que o lançamento do Programa Rotas para Inovação é um marco importante para o complexo portuário e para toda a região da Foz do Rio Itajaí. Segundo João Paulo, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a cadeia logística e produtiva por meio do conceito de Portos Inteligentes, conectando startups, centros de pesquisa, universidades, além de pequenas, médias e grandes empresas do setor.

“O Porto de Itajaí se posiciona como um hub de conexão, um ponto de encontro para empresas inovadoras de diferentes portes. Juntos, vamos impulsionar novos negócios, gerar empregos, aumentar a renda e fortalecer a economia de Itajaí, de Santa Catarina e do Brasil”, enfatizou.

E completou: “Isso é possível porque o Porto voltou a respirar. Cumprimos a nossa obrigação: pagar as contas em dia, respeitar a mão de obra trabalhadora e possibilitar que as empresas retomassem suas operações no Porto. Agora, podemos voltar a sonhar com o futuro”.

Na ocasião, o Diretor Financeiro da Invest Itajaí e do Elume – Centro Regional de Inovação, Claudiomir Pedroni lembrou que o Programa Rotas para Inovação nasce de uma visão clara de que os desafios do tempo exigem soluções colaborativas e inovadoras. De acordo com ele, o complexo portuário é o coração econômico da região, o motor do desenvolvimento, o gigante que gera emprego e renda. Mas, como todo gigante, para continuar crescendo forte e competitivo, precisa de novas tecnologias e novos processos.

“O Programa cria uma ponte: de um lado, as empresas estratégicas e o setor portuário, com seus desafios e práticas; do outro, um ecossistema de inovação vibrante, formado por startups, empreendedores e pesquisadores de instituições de ciência e tecnologia, repleto de potencial, ideias e criações. Este programa é o ponto de encontro que conecta a demanda à solução” finalizou.

Após a apresentação do Programa, o grupo formado por empreendedores, representantes do poder público, de empresas e entidades do setor portuário da Foz do Rio Itajaí, além de instituições de ensino, ciência e tecnologia, participaram de uma visita técnica ao complexo portuário, conhecendo de perto a infraestrutura e as oportunidades para a inovação do setor.

*PARCEIROS*
O Programa Rotas para Inovação é uma realização do Sebrae/SC, por meio do Sebrae Startups, da Autoridade Portuária do Porto de Itajaí e Santos e do Elume Centro Regional de Inovação. Conta ainda com a parceria do Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Itajaí), Udesc (Balneário Camboriú), UFSC (Joinville), Diretoria de Empreendedorismo e Inovação da Univali, Marinatech Rede Midhub, Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACII, Polo Regional ACATE Foz do Itajaí e SC Mais Inovação.

Crédito foto: SECOM – Porto de Itajaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.