Balneário Camboriú, SC – Em um cenário de forte expansão para os pequenos negócios no Brasil, o Presidente Nacional do SEBRAE, o catarinense Décio Lima, destacou a importância da atuação da entidade no fomento ao turismo, durante sua participação no evento nacional de turismo realizado no Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú.
Segundo dados recentes, o Brasil registrou a abertura de 433 mil novos pequenos negócios em julho, sendo que microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs) representaram 96,3% do total de empresas criadas no mês. Esse dado reforça o papel crucial da “pequena economia” para o desenvolvimento do país.
Décio Lima ressaltou que a região de Balneário Camboriú e o estado de Santa Catarina vivem um momento ímpar no turismo, com um impacto econômico consistente. Ele enfatizou que a grande maioria dos empreendedores que impulsionam esse setor são micro e pequenas empresas.
“Entretanto, as micro e pequenas empresas, elas se deparam naturalmente com um mercado que foi feito para os grandes e para a acumulação da riqueza”, afirmou Lima.
Nesse contexto, a presença do SEBRAE se torna fundamental.
“A presença do SEBRAE é justamente para garantir a eles um processo de longevidade, de preparo para sobreviverem no mercado que é muito excludente da pequena economia. Para poder garantir a eles também a possibilidade de fazerem escala e de terem segurança na produção do seu próprio protagonismo econômico”, explicou o presidente.
Lima destacou a credibilidade do SEBRAE, que saltou da vigésima para a quarta posição em confiança popular no Brasil sob sua gestão.
“Porque somos a porta dos sonhos do povo brasileiro, mas sonhos que se concretizam, que se realizam, que são modificativos, que são entusiasmantes com aquilo que as pessoas naturalmente fazem para ter renda na sua vida.”
Clique na imagem esse acesse o Portal do Sebrae
Em relação à participação no evento de turismo, Décio Lima expressou grande satisfação:
“Por isso mesmo, eu estou aqui com muita alegria, com muito entusiasmo, para a gente poder produzir resultados para o nosso povo e para a nossa gente.” Ele reiterou que a maioria da economia catarinense é impulsionada por micro e pequenas empresas, citando números expressivos: no ano passado, foram criados 1 milhão e 700 mil empregos no Brasil, sendo 1 milhão e 300 mil originários da pequena economia, além de 4 milhões e 100 mil novas micro e pequenas empresas.
A presença do SEBRAE, sob a liderança de um catarinense, reafirma o compromisso da entidade em apoiar e qualificar os pequenos negócios, garantindo a segurança e o protagonismo econômico que eles merecem, especialmente no pujante setor do turismo.
Jornalismo O Janelão