Saneamento, chave para proteger a água que não vemos

 

A Águas de Camboriú está comprometida com o objetivo de garantir a qualidade e o saneamento para todos. A água é a fonte da vida, mas grande parte desse tesouro é invisível aos nossos olhos. A água subterrânea é a reserva de água doce mais abundante do planeta. Eventos climáticos extremos, como chuvas torrenciais ou enchentes, podem sobrecarregar os sistemas e acabar contaminando mananciais subterrâneos, colocando em risco a segurança e a saúde das cidades.

O estudo “A Revolução das águas subterrâneas no Brasil: Importância do recurso e os riscos pela falta de saneamento básico”, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com o Centro de Pesquisa de Águas Subterrâneas da Universidade de São Paulo (CEPAS|USP), além de mostrar o grande potencial dessas águas, destaca os riscos ao recurso hídrico pelo déficit sanitário ainda preocupante em razão das sucessivas crises hídricas ocorridas no País.

As águas subterrâneas representam até 33% das captações globais de água. Mais de 2 bilhões de pessoas têm a água subterrânea como sua principal fonte de água e 50% da água de irrigação agrícola é bombeada de aquíferos. É uma reserva essencial durante secas prolongadas, como as do oeste americano, Brasil e Austrália.

Sem as águas subterrâneas, a segurança hídrica global é muito mais frágil. Mas, apesar de sua grande importância para a humanidade, as águas subterrâneas recebem muito menos atenção do que rios e reservatórios, talvez por serem menos visíveis. Mas, quer possamos vê-lo ou não, as áreas do mundo que mais dependem das águas subterrânea.

Acompanhe também informações da Águas de Camboriú no facebook https://www.facebook.com/aguasdecamboriusc e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdecamboriusc.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.