A SC-477, no trecho de Doutor Pedrinho, em Santa Catarina, continua sendo um verdadeiro pesadelo para motoristas. Desde dezembro de 2022, a rodovia está bloqueada devido ao surgimento de uma cratera provocada pelas fortes chuvas que atingiram a região do Médio Vale do Itajaí. Com o buraco aumentando e sem soluções à vista, moradores e empresários da área enfrentam sérias dificuldades.
Imagens aéreas capturadas pelo cinegrafista Adriano Da Nahaia mostram a gravidade da situação: rachaduras, deslizamentos de terra e um asfalto que cedeu. O trecho afetado está localizado no Km 133 e permanece interditado, forçando motoristas a buscarem desvios por estradas de chão que, em períodos de chuva, se tornam intransitáveis.


Jaime José Justino, proprietário de uma pousada local, relata os impactos diretos da interdição em sua atividade. “O fluxo de caminhões é intenso durante a semana. O transporte de madeira e a produção de arroz dependem dessa estrada para encurtar o acesso até a BR-101. Com o bloqueio, o movimento caiu drasticamente,” afirma.

A situação é ainda mais complicada pela suspensão da licitação para recuperação da rodovia. O secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Jerry Comper, explicou que uma licitação foi aberta em março deste ano após um longo período de estudos técnicos. Contudo, um impasse judicial gerado por uma contestação sobre o resultado da licitação atrasou ainda mais os trabalhos.
Embora um segundo trecho da SC-477 tenha sido liberado recentemente após as chuvas, moradores e empresários esperam ansiosamente pela recuperação do Km 133. “Dependeremos agora da Justiça para seguir com os trâmites necessários. Espero que em breve possamos dar início às obras,” finaliza Comper.
Com o turismo e a economia regional comprometidos, a expectativa é que soluções sejam encontradas rapidamente para restaurar a normalidade na SC-477 e minimizar os prejuízos à comunidade local.
Jornalismo O Janelão/ Fonte: NSC TOTAL