Imagine um mundo sem rede de captação e tratamento de esgoto. Esgoto correndo pelas ruas, mau cheiro constante, doenças se proliferando. Essa realidade era comum em muitos lugares no passado, causando sérios problemas de saúde pública e ambiental. Felizmente, hoje as cidades contam com um sistema de coleta e tratamento de esgoto que, quando utilizado corretamente, é fundamental para garantir a qualidade de vida da população e proteger o meio ambiente.
Em Penha, por exemplo, a concessionária Águas de Penha, começou a implantar o sistema de esgoto pelo bairro Gravatá. A previsão é universalizar o sistema até 2033.
A rede de esgoto é composta por tubulações que transportam o esgoto das casas e comércios até as estações de tratamento. Lá, o material passa por diversos processos que removem impurezas e o transformam em água limpa, que pode ser devolvida aos rios e córregos. Para que o sistema funcione de forma eficiente e traga os benefícios esperados, é fundamental que todos façamos a nossa parte.
Evite descartar lixo, óleo de cozinha, medicamentos, produtos químicos ou outros resíduos no ralo da pia ou no vaso sanitário. Esses materiais podem entupir as tubulações, contaminar a água e colocar em risco a saúde pública. Cuidar da rede de esgoto é cuidar da nossa saúde e do nosso planeta. Ao usar o sistema de forma consciente, contribuímos para um futuro mais limpo, saudável e sustentável para todos.
Acompanhe também informações da Águas de Penha no Facebook https://www.facebook.com/aguasdepenha/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdepenha/