Mais de 400 residências do Gravatá, Praia de São Miguel e loteamento Santa Regina já foram visitadas.
Com foco no fortalecimento do saneamento básico e na melhoria da qualidade de vida da população, a concessionária Águas de Penha segue avançando com o projeto “Se Liga”, uma iniciativa com o objetivo orientar e incentivar os moradores das localidades de Gravatá, Praia de São Miguel e do Loteamento Santa Regina a realizarem a ligação de seus imóveis à rede coletora de esgoto já disponível nessas regiões.
Até o momento, a equipe técnica da concessionária já visitou cerca de 400 residências no Gravatá e Praia de São Miguel, além das abordagens em andamento no Loteamento Santa Regina. As visitas têm levado informações sobre como se conectar corretamente à rede de esgoto, reforçando os benefícios da ligação adequada para a saúde pública, o meio ambiente e a valorização dos imóveis.
A ação está sendo reforçada com o Programa Afluentes, voltado ao diálogo direto com a comunidade. O programa promove encontros com os moradores, esclarece dúvidas e amplia o engajamento em torno da importância do saneamento básico. “A proposta do Se Liga é muito mais do que técnica. É uma iniciativa de conscientização. Queremos que os moradores entendam a importância do saneamento e se tornem multiplicadores dessa causa”, explica Alex Schwabe, analista de responsabilidade social da Águas de Penha.
*Comunicação direta com a população*
O projeto continua em andamento e envolve uma série de estratégias de comunicação para alcançar os moradores de forma ampla e eficaz. Entre as ações desenvolvidas estão:
– Visitas domiciliares com orientações sobre o processo de ligação à rede;
– Veiculação de mensagens educativas: por meio de carros de som e rádios locais;
– Distribuição de materiais informativos: e afixação de cartazes em comércios da região
– Publicações nas redes sociais e matérias em veículos de comunicação;
– Encontros presenciais com os moradores através do Programa Afluentes.
Durante esses encontros, muitos moradores têm demonstrado preocupação com o número de residências ainda não conectadas à rede e cobrado maior fiscalização e apoio do poder público. A concessionária tem reforçado que as localidades de Gravatá, São Miguel e Santa Regina já possuem infraestrutura de esgoto concluída e operacional, ou seja, os imóveis dessas regiões estão aptos a se conectar imediatamente.