Mais de 1700 pessoas estão inscritas para o treinamento deste ano. Em 2024, cerca de 600 pessoas foram capacitadas.
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo, recebeu 1.736 inscrições para o Curso de Atendimento ao Turista deste ano, enquanto que em 2024, o treinamento foi realizado para 685 pessoas. Um aumento de 153,43% de um ano para o outro.
Este ano, 836 trabalhadores autônomos efetuaram inscrição pessoalmente junto à Secretaria de Turismo, enquanto que mais de 50 empresas do setor como atrativos turísticos, hotéis, bares e restaurantes inscreveram 900 colaboradores para a capacitação.
“Esse resultado é muito expressivo quando comparamos com edições anteriores e demonstra um crescimento bastante significativo no interesse pela capacitação. Esse aumento não aconteceu por acaso: ele é fruto do trabalho da Secretaria de Turismo em mobilizar empresas do setor, dialogar diretamente com o trade turístico e também incluir os trabalhadores autônomos, que têm um papel fundamental na experiência do visitante”, frisou o diretor-geral de Turismo, Laurindo Ramos.
Para o diretor, o curso representa não apenas a oportunidade de qualificação profissional, mas também a construção de um destino mais competitivo e preparado para receber bem os turistas em qualquer época do ano. “Esse engajamento mostra que Balneário Camboriú segue na frente quando o assunto é qualificação e atendimento de excelência. E, por isso, nós somos a Capital Catarinense do Turismo”, finalizou.
*Curso é requisito para ambulantes e empresas*
O Curso de Atendimento ao Turista ocorrerá na próxima semana, nos dias 26, às 19h, e 27, às 8h30, no auditório do Hotel Sibara. A capacitação é totalmente gratuita e integra os requisitos para a obtenção de licença para o comércio ambulante.
Já para as empresas interessadas em aderir ao Programa Selo Turismo Qualificado BC, pelo menos 10%, 20% e 30% do corpo profissional precisa ter passado pelo treinamento para obter respectivamente as categorias bronze, prata e ouro do Selo de Atendimento ao Turista. A certificação é concedida anualmente pela Secretaria de Turismo e representa o compromisso do estabelecimento com a excelência em atendimento ao turista.