Prefeito Fabrício quer aumentar o número de crianças em sala de aula e diminuir o número de professores

Professores da rede infantil da educação do município de Balneário Camboriú foram surpreendidos, essa semana, como uma triste notícia, com vários prejuízos na qualidade da educação.

O prefeito Fabrício de Oliveira, quer aumentar o número de crianças em sala e diminuíram a quantidade de professoras.

Os núcleos serão depósitos de crianças? Como fica a qualidade na educação? As revindicações das professoras sempre foi a respeito da quantidade de crianças, e agora a administração ao invés de melhorar, piora a situação. Como os professores irão fazer a hora atividade? Como essas crianças serão atendidas. Não estão respeitando o espaço que essa criança tem direito, nossas salas não tem estrutura.

“Peço que reflitam sobre esse assunto”

Hoje, os professores estarão indo ao sindicato, para saber qual a posição deles. Já existe uma mobilização, para lutar pelos direitos dos professores e o direitos das crianças. Possível paralisação no início do ano letivo 2019, infelizmente. O jornal ‘O JANELÃO’ apoia essa causa.

⏺️Segue a nota que os professores receberam da Secretaria de Educação 👇

Equipe, como vcs devem estar sabendo, houveram mudanças no número de professores por sala, segue o número de profissionais para cada turma de acordo com o número de alunos e de acordo com a Resolução 03/2017:

BI- 03 professores para cada turno (18 crianças)

BIIA- 03 professores para cada turno (24 crianças)

BIIB- 03 professores para cada turno (24 crianças)

MIA- 02 professores para cada turno (20 crianças).

MIIA- 02 professores para cada turno ( 24 crianças).

MIIB- 02 professores para cada turno (20 crianças).

JIA MAT. – 02 professores (30 crianças).

JIB VESP.- 02 professores (30 crianças)

JIIA MAT.- 01 professor (22 crianças)

JIIB MAT.- 01 professor (20 crianças).

JIIC VESP.-. 01 professor (22 crianças).

JIID VESP.- 01 professor (26 crianças).

Obs: as turma que estão excedendo o número de crianças terão professor volante que irá colaborar na sala mediante a quantidade de crianças que estarão presentes no dia!

Os professores efetivos do turno matutino que não conseguirem turma para escolha, terão a opção de se tornar volante, porém o mesmo perde o vínculo na unidade e poderá ser solicitado para estar atuando em outro núcleo de acordo com a necessidade da Seduc ou poderá comparecer na Seduc nos dias agendados (17 ou 18 de dezembro) para escolher uma vaga em outra unidade, porém irá escolher o turno que estiver disponível!

O que diz a prefeitura:

A Secretaria de Educação diz, que ao contrário do que as professoras estão dizendo nas redes sociais, as mudanças que serão aplicadas a partir de 2019 irão garantir *mais qualidade* ao ensino da Educação Infantil de Balneário Camboriú. 🤔

O Município está se adequando à Resolução 03/2017 do Conselho Municipal de Educação de Balneário Camboriú (CONSEME) que é baseado nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), e ao Tribunal de Contas.

O MEC estipula que deve ter um professor em sala de aula para atender de 6 a 8 bebês de 0 a 2 anos. Em Balneário Camboriú o Berçário I tem seis crianças para um professor e o Berçário II oito crianças para um professor. O MEC estipula um professor para 15 crianças de 3 anos; em Balneário Camboriú são 10 crianças no Maternal I e 12 crianças no Maternal II. E por fim, o MEC preconiza um professor para 20 crianças de 4 a 5 anos, número que é semelhante ao dos Jardins I e II do Município. Conforme fica claro na explanação acima, em Balneário Camboriú não há salas superlotadas e na maioria dos casos o número de crianças por turma fica abaixo do máximo estabelecido nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil.

Por fim, a Secretaria de Educação finaliza garantindo que todos os direitos dos professores estão preservados conforme a Lei Complementar 12/2015.

Nessa tarde de quinta-feira (13) um grupo de professores esteve na prefeitura de Balneário Camboriú, tentando um diálogo com o poder público municipal.

Tudo sobre essa situação é aqui no jornal ‘O JANELÃO’.

One Comment on “Prefeito Fabrício quer aumentar o número de crianças em sala de aula e diminuir o número de professores”

  1. Rápido nas decisões mas dos CARGOS COMISSIONADOS, é lento.
    Tem CARGO que cuida somente de 2 ou 3 servidores.
    NOVAS IDEIAS E VELHAS PRÁTICAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.