“A decisão estratégica de cuidar da logística de Santa Catarina traz resultados como estes. Estamos investindo nos nossos portos, aeroportos e estradas para isso: valorizar quem trabalha, com boas condições para o escoamento da produção e garantir mais competitividade ao estado. Não tenho dúvida de que alcançaremos números ainda mais importantes”, destaca o governador Jorginho Mello.
“É gratificante constatar que o trabalho que está sendo desenvolvido pela direção dos portos e por essa gestão do Governo do Estado, com protagonismo para a atividade portuária, e a confiança da iniciativa privada, estão rendendo bons frutos e ótimas perspectivas de crescimento futuro”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

Porto de São Francisco do Sul
A movimentação de cargas no Porto de São Francisco do Sul atingiu o patamar inédito de 7,5 milhões de toneladas. O número representa um aumento de 21% com relação ao primeiro semestre de 2022, quando foram movimentadas 6,2 milhões de toneladas de mercadorias. O recorde foi confirmado com a divulgação dos dados de junho (1,26 milhão de toneladas de carga movimentada), pouco mais do que o movimentado em maio (1,23 milhão).
Veja também:
Advogado de Bolsonaro complicou sua situação ao tentar isentar o ex-presidente
Hospital Marieta se manifestar sobre a conduta de uma fisioterapeuta
Em 2023, a exportação chegou a 4,4 milhões de toneladas, impulsionada principalmente pelos grãos (soja, 3,1 milhões, e milho, 930 mil). Já a importação atingiu 3,1 milhões de toneladas, liderada pelos produtos siderúrgicos, como bobinas, barras e chapas de aço (1,6 milhão), e fertilizantes (1 milhão).
Porto de Imbituba
Já Imbituba somou o recorde de 3,7 milhões de toneladas movimentadas de janeiro a junho, o que representa crescimento de 6,4% na tonelagem total, se comparado ao realizado no mesmo período do ano passado, quando foram movimentadas 3,5 milhões de toneladas. Este ano, foram atendidos 145 navios (+4,3%), principalmente de produtos para exportação. O volume de cargas enviadas ao exterior cresceu 33,7% e representou 52,1% da tonelagem total transportada via Porto de Imbituba.
Os granéis sólidos permanecem na liderança absoluta dentre os segmentos de cargas atendidas via portuária do sul do Estado de SC, com 83,1% do total movimentado e alta de 12,9%. Mantendo praticamente a mesma tonelagem de jan-jun/2022, a operação de contêineres vem em seguida, com 11,3% da totalidade do que passou por Imbituba, em termos de toneladas. As principais cargas transportadas de janeiro a junho foram o coque de petróleo, farelos de milho e soja, contêineres, sal e milho.
A expectativa de ambos os portos é continuar em linha ascendente de movimentação, encerrando 2023 com novos recordes anuais.
Ascom | Porto de São Francisco do Sul