Pais relatam preocupação com segurança dos filhos em Escola Municipal de Itajaí

Itajaí, SC – Uma preocupação com a segurança de seus filhos levou o morador André a contatar o portal O Janelão. Ele relata uma mudança no procedimento de entrada de alunos na Escola Municipal Antônio Ramos, localizada no bairro Cordeiros, em Itajaí. Segundo André, o acesso à parte interna da escola, que antes era liberado às 7h para alunos que chegam de van, agora só ocorre às 7h15. Essa alteração deixa as crianças expostas do lado de fora, em um portão com acesso à rua, gerando apreensão em pais que precisam iniciar seus trabalhos às 7h.

André explica que, devido aos seus horários de trabalho na área da saúde, ele e sua esposa não conseguem acompanhar os filhos até o horário oficial de início das aulas, às 7h30. Anteriormente, a chegada às 7h permitia que os alunos acessassem a área interna da escola, onde se sentiam mais seguros.

“Meu filho comentou comigo que agora eles estão abrindo só às sete e quinze. Isso quer dizer o quê? Ele chega com o transporte da van, que deixa ele ali no saguão da parte de fora. é dentro da escola, mas pela parte de fora, que tem acesso à rua. Então assim, não tem segurança nenhuma”, desabafa André, citando o receio diante de notícias de atentados em escolas.

Ele ressalta que, mesmo com um vigilante presente na parte interna da escola, a liberação tardia para o acesso interno deixa as crianças vulneráveis.

“É muito perigoso para os pais que trabalham às sete horas e não tem como acompanhar eles”, complementa.

André já conversou com a diretora da escola, que teria informado que a responsabilidade da escola se inicia no momento em que os alunos entram na parte interna.

Posicionamento da Secretaria da Educação

Em resposta às preocupações levantadas, a Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, por meio de Patrícia, esclareceu a situação. Ela informou que o horário de expediente dos funcionários da escola é a partir das 7h30, e, portanto, não é possível solicitar que algum funcionário atenda antes desse horário.

Foto de divulgação Portal O Janelão

Quanto ao vigilante, foi explicado que, segundo a empresa de segurança que presta o serviço, ele não tem a responsabilidade de cuidar ou abrir o acesso antes do horário estabelecido. Patrícia destacou que a liberação às 7h15 é uma gentileza feita pela direção da escola, que não está obrigada a fazê-lo antes do horário de expediente.

O horário de expediente da unidade escolar é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

A Secretaria da Educação afirmou que estará entrando em contato com a unidade escolar para verificar todos os detalhes e buscar a melhor solução para garantir a segurança dos alunos.

Escola municipal do bairro Cordeiros em Itajaí

Enquanto isso os pais continuaram, aflitos com essa situação e à espera que não aconteça nada de pior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.