Organizações de Balneário e Camboriú participam de formação sobre Advocacy e Impacto Social

Encontro fez parte do processo de certificação do Programa Selo Social 2025, que é realizado com articulação da Prefeitura de Balneário Camboriú.

Nesta semana, 65 organizações de Balneário Camboriú e Camboriú participaram de uma formação gratuita, na Univali Campus BC, sobre Advovacy e Impacto Social, buscando formar parcerias estratégicas e ampliar o alcance das ações que desenvolvem. O encontro fez parte do processo de certificação do Programa Selo Social 2025, uma iniciativa que reconhece iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

O programa é realizado pelo Instituto Selo Social e conta com articulação das Prefeituras de Balneário Camboriú e Camboriú. As formações são realizadas com patrocínio da Embraed, Alcon, Conjel, Uniavan, Grupo Oceanic e Rede Salesiana Brasil (patrocinadora nacional). A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú – Acibalc e o IFC – Campus Camboriú também são apoiadores da iniciativa. Este foi o quarto encontro presencial de formação do ciclo e mais de 300 iniciativas sociais buscam o reconhecimento.

A advogada e consultora em Governança e Gestão de Riscos, Camila Schroeder, conduziu a formação sobre advocacy com o grupo.

Ela destaca que o termo pode ser também definido como uma “advocacia de causas”, articulando organizações de diferentes setores. Com isso, busca influenciar políticas públicas e decisões em defesa de demandas sociais e interesses coletivos.

“O advocacy fortalece a voz das comunidades, promove mudanças estruturais duradouras e potencializa o impacto social, garantindo que projetos não se restrinjam a ações pontuais, mas contribuam efetivamente para a construção de políticas e práticas mais justas e inclusivas, que é justamente um dos focos do Selo Social”, destaca a especialista.

Organizações rumo à certificação

As formações do Selo Social são realizadas durante todo o ano. Para chegarem até o final do processo de certificação, os participantes precisaram atender a diversos critérios, que vão desde a presença nos encontros presenciais de formação e assessoria on-line, até a demonstração de impactos internos e externos dos projetos, dentre outras exigências de cada ciclo. Tudo isso validado por um conselho externo.

Texto e Fotos: Alan Vignoli/ Selo Social

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