Ordem de serviço para o início das obras no Morro do Careca será assinada no dia 18

Cerimônia oficializa o início das obras que transformarão o ponto turístico em um novo complexo.

A assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras da concessão do Complexo Turístico do Morro do Careca está marcada para o próximo dia 18 de julho, às 10h, no próprio local. As obras devem começar imediatamente após a assinatura, com a implantação das estruturas de acessibilidade universal. A previsão de conclusão é dezembro de 2026.

A responsável pelo projeto é a Volare Empreendimentos, empresa com experiência no setor de turismo na região Sul, com participações em atrativos de Canela, Gramado e em Balneário Camboriú. Serão investidos cerca de R$50 milhões para a construção de um moderno equipamento turístico.

O projeto prevê restaurantes, áreas comerciais e a manutenção da rampa para a prática de voo livre – o acesso do público no local do voo permanecerá aberto e gratuito. O acesso ao complexo passará a ser controlado com cobrança de ingresso a partir do início da nova operação. Os detalhes completos do projeto, incluindo imagens da nova estrutura, serão apresentados pela concessionária durante o evento do dia 18 de julho.

Retorno para a cidade e obrigações

A concessão, válida por 20 anos, garantirá um retorno financeiro direto ao município. A Prefeitura receberá uma outorga total de R$62 milhões, paga em parcelas durante o período do contrato.

Em contrapartida, a Volare Empreendimentos assume obrigações como garantir o acesso irrestrito e universal ao morro, realizar toda a manutenção da área — incluindo limpeza, segurança e conservação das áreas e equipamentos — e assegurar a continuidade das atividades de voo livre, que deram fama ao local. A expectativa é que a transformação consolide o Morro do Careca como um dos principais atrativos turísticos do Sul do Brasil.

*Segurança para investir*

De acordo com o presidente da BC Investimentos, Fábio Fiedler, o Morro do Careca representou o primeiro grande desafio para a BC Investimentos em sua nova fase.

“Tratava-se de uma licitação já concluída, mas que estava, na prática, abandonada. O concessionário não tinha as condições necessárias para aprovar o projeto, pois ainda não haviam sido feitas as análises e liberações das licenças ambientais e urbanísticas. A BC Investimentos atuou intensamente nesse processo ao longo dos últimos meses para oferecer segurança jurídica à concessionária. Este é o grande avanço do Morro do Careca: ele sinaliza ao mercado que quem investir em concessões em Balneário Camboriú encontrará um ambiente seguro e favorável”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.