A Operação Inspectionem, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), resultou na prisão preventiva de Jonathan Padilha, ex-diretor da Defesa Civil de Barra Velha, Litoral Norte de Santa Catarina.
A ação ocorreu no dia 5 de julho, após a ordem de prisão emitida pelo juiz de Direito Gustavo Schlupp Winter, da 2ª Vara da Comarca local.
Padilha é acusado de ter cometido os crimes de falsidade ideológica, apropriação indevida de recursos e atuação fraudulenta em cargo público. Durante a gestão do ex-prefeito Douglas da Costa, do partido PL, ele ocupou o cargo de coordenador da Defesa Civil, sendo responsável por lidar com situações de emergência e desastres naturais no município.
GAECO EM AÇÃO
Após a coleta de provas e aprofundamento das investigações, o GAECO solicitou a prisão preventiva do ex-diretor, com o objetivo de evitar a interferência nas apurações e garantir a aplicação da lei.

A ação do GAECO ocorreu de forma planejada e sigilosa.
A prisão de Jonathan Padilha é mais um exemplo da atuação do GAECO no combate à corrupção e à criminalidade organizada. A operação reforça o compromisso do Ministério Público em investigar e responsabilizar aqueles que cometerem crimes no exercício de cargos públicos, visando a preservação da ética, da transparência e da confiança nas instituições.
Jornalismo O Janelão

