Obstrução de hidrômetros dificulta trabalho dos leituristas da Águas de Penha

A falta de acessibilidade aos hidrômetros é uma dificuldade encontrada diariamente pelos leituristas das Águas de Penha, apesar da obrigação do consumidor instalar o equipamento em local acessível e na caixa padrão. Nos últimos meses, as equipes da concessionária têm encontrado aparelhos atrás de muros, mesmo com o uso da caixa padrão de chão, ou com materiais de construção em cima.

 

Conhecer as regras sobre a instalação dos hidrômetros ajuda o consumidor a evitar problemas. Conforme o regulamento, no imóvel em que não for possível fazer a leitura, o consumidor será notificado da necessidade de desimpedir o acesso ao hidrômetro, através do Termo de Ocorrência de Irregularidade (TOI).

 

O impedimento da leitura pode ocorrer em ligações padronizadas ou não padronizadas, por difícil acesso ou com a colocação de objetos sobre ou em frente aos hidrômetros, o que impossibilita que o leiturista consiga visualizar a leitura do consumo da água no mês de referência.

 

Quando o colaborador da concessionária não consegue ter acesso ao hidrômetro, a apuração do volume consumido será feita com base na média aritmética dos últimos 6 meses. A obrigação da correta instalação do hidrômetro está amparada na resolução da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Santa Catarina (Agesan) e da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.